Comunicadores recebem homenagem na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2009 18h30, última modificação 24/06/2021 07h14
Em 5 de maio é comemorado o Dia da Comunicação. Para marcar a data, a Câmara de Curitiba preparou uma cerimônia com os nomes de destaque da categoria. A cerimônia foi realizada na tarde desta terça-feira (5), em sessão extraordinária, no Palácio Rio Branco, por proposição dos vereadores João Cláudio Derosso (PSDB), presidente da Casa; Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, e Francisco Garcez (PSDB).  A escolha da data é uma homenagem ao nascimento, em 1865, de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.
Conforme Francisco Garcez, que fez a saudação oficial aos convidados e homenageados, todos que fazem comunicação são construtores da democracia e do Estado de direito. É a comunicação que integra povos e tem enorme poder de promover a transferência do conhecimento. Para ele, mais do que uma homenagem cívica, o momento é ponto de reflexão sobre os rumos que pretendemos para Curitiba. “A liberdade de expressão trará à luz a informação que, uma vez repercutida na sociedade, torna-se a principal ferramenta na influência direta do processo civilizatório”, acrescentou.
Na sequência, o vereador Mario Celso, que também é jornalista, fez pronunciamento saudando os comunicadores, empresários e vereadores. Para ele, o profissional da imprensa, em qualquer função, é artista da comunicação. “O trabalho da imprensa é baseado em seu perfil da defesa dos direitos humanos, da liberdade, cidadania e democracia.” Além disso, para o líder do prefeito, a imprensa paranaense age com responsabilidade, sempre muito fiel aos princípios da comunicação.”
Depois da entrega dos troféus e diplomas, Paulo Pimentel, presidente dos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná, agradeceu a homenagem em nome de todos os comunicadores, destacando a história da imprensa do Estado e traçando um paralelo entre a história de sua vida como comunicador e homem público, enquanto governador e secretário da Agricultura. “A imprensa não pode se acomodar”, afirmou, se referindo à liberdade de expressão necessária para consolidar um trabalho digno, democrático e fiel à informação.
Homenageados
Foram homenageados Aniela Almeida, Newton Martins de Oliveira, Isaías Bolinha Bessa, Rafael de Lala, Alfeu Cezarini, Cícero Catani, Sady Ricardo, Marcos Batista, Ervin Bonkoski, Rodrigo Barrozo, Renato Barrozo, Luiz Fernando Fedeger, Leonardo Petrelli, Carlos Roberto Massa, Flavio Martinez, Rafael Cury, João Lidio Seiler Bettega, Johnny Chemberg, Fabricio Blinder, José Wille, Eli Thomas de Aquino, Luiz Carlos Martins, Daniel Pimentel, Priscilla de Sá e Benevides Carneiro, César Telles, Fabio Campana, Pedro Ribeiro, Ana Amélia Filizola, Mariano Lemanski, Joel Malucelli, Francisco Cunha Pereira (in memorian), Abdo Kudri e Paulo Pimentel. Também os vereadores que atuam na área da comunicação, Francisco Garcez, Mara Lima (PSDB), Zé Maria (PPS), Roberto Hinça (PDT), Julião Sobota (PSC), Roberto Aciolli (PV), Tito Zeglin (PDT), Noemia Rocha (PMDB) e Mario Celso Cunha (PSB).