Comunicação mostra aumento da audiência da CMC com novos projetos
Diretora de Comunicação Social, Patricia Tressoldi apresentou os projetos realizados pela CMC nos últimos seis meses. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Divulgação das ações do Legislativo nos ônibus, parceria com a Prefeitura de Curitiba nas redes sociais, retomada da cobertura ao vivo das sessões no Twitter e projetos especiais atraindo seguidores jovens para o TikTok da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Além do lançamento do Tour Virtual, nesta segunda-feira (7), esses foram alguns dos novos projetos que a diretora de Comunicação Social (DCS), Patricia Tressoldi, apresentou hoje aos vereadores da capital.
“De abril a outubro, fizemos duas parcerias institucionais importantes, com a Urbs e com a Prefeitura de Curitiba. Também montamos um grupo de Whatsapp com a população, então as notícias do dia, que antes a gente disparava entre servidores, vereadores e imprensa, agora também chegam direto no celular das pessoas”, destacou a diretora de Comunicação. “Começamos a profissionalização do YouTube, com a gestão completa da plataforma. A ideia é que as pessoas busquem conteúdo da CMC e achem o nosso canal”, adiantou Patricia Tressoldi.
As séries especiais MiguéNews (de combate à desinformação na internet) e Curitiba Horror Stories (sobre fatos curiosos do passado da cidade) foram apresentadas como chamarizes da população para as redes sociais da CMC, ajudando a popularizar os canais, que depois retém esse público para o conteúdo do dia a dia do Legislativo. “Foi uma estratégia muito bacana para o TikTok da Câmara, pois com a Curitiba Horror Stories conseguimos 4 mil seguidos a mais e 580 mil visualizações dos vídeos. A gente atrai um público jovem que continua lá”, comemorou Tressoldi.
“No meu ponto de vista, e da DCS, o site da CMC é o nosso produto principal e conseguimos aumentar bastante os resultados nesses seis meses”, disse a diretora de Comunicação, que pela primeira vez abriu os dados de tráfego do portal. De janeiro a setembro, todos os meses tiveram mais usuários únicos que em 2021, sendo que, em setembro, eles mais que dobraram, atingindo 59,9 mil ante 21 mil do ano anterior. Os pageviews também cresceram, chegando a 124 mil em setembro.
“Comparando 2022 com 2021, considerando o período que vai de janeiro a outubro, tivemos um aumento de 163% de usuários únicos e de 52% no número de pageviews. Nós entendemos que os motivos para esse aumento de audiência foram os projetos especiais, que atraem novas pessoas pelas redes sociais, que descobrem essa plataforma de contato direito com a Câmara, além do amadurecimento do site perante o Google, que reconhece a credibilidade e indica mais ele nos resultados”, completou Patricia Tressoldi.
Os resultados da DCS foram elogiados pela Mesa Diretora após a explanação. “Nós, que conhecemos um pouco de comunicação, entendemos que o trabalho que foi feito em seis meses aqui, no comando da Patrícia, é um trabalho muito significativo”, disse o vice-presidente Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Nós tínhamos um desafio, com a saída do ex-diretor [Filipi Oliveira], que era muito competente, em achar uma pessoa nova, que trouxesse dinamismo. A Patrícia conseguiu e a CMC está cada vez mais próxima da população, cada vez mais transparente”.
Presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros) destacou a importância de a CMC ter elaborado uma instrução normativa para a Comunicação Social. “Tudo aquilo que é publicado no site, por exemplo, segue essa instrução normativa. Tudo que publicamos segue uma lógica, segue um raciocínio. É importante que os vereadores estejam atentos à instrução, assim como os responsáveis pela comunicação nos gabinetes”, pediu o vereador. Já a segunda secretária da Mesa, Professora Josete (PT), elogiou Tressoldi por reorganizar a equipe, “valorizando as potencialidades que os servidores têm”. “Cada um com a sua contribuição, deram um salto [de resultados]”, disse.
Comunicação interna
Patricia Tressoldi também destacou a organização da comunicação interna, com a centralização da produção de conteúdo na Diretoria de Comunicação, que agora já faz parte do Sistema de Chamados do Legislativo. “Já produzimos mais de 60 campanhas internas desde abril. Nossa intenção é melhorar a comunicação internamente, entre a gente, dentro da Câmara”, enfatizou a diretora. Quem mais demandou campanhas internas foram os Recursos Humanos, a Diretoria Geral e a Escola do Legislativo.
A relação com os gabinetes também mudou, com dois eventos realizados desde abril. No mês de agosto, a DCS apresentou a instrução normativa da Comunicação Social aos mandatos. Responsável por traduzir a Política do Vínculo Institucional para o cotidiano da Câmara, a instrução estabelece as rotinas, critérios de noticiabilidade e gatilhos para a produção de conteúdo editorial no âmbito da CMC. Na semana passada, a DCS trouxe especialistas em comunicação legislativa para conversar com os mandatos (veja aqui).
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