Comunicação e prestação de contas marcam transparência da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 09/07/2013 17h45, última modificação 17/09/2021 07h05

As ações da Câmara de Curitiba podem ser acompanhadas e fiscalizadas pela população de diversas maneiras. A transparência na divulgação dos atos do legislativo municipal é uma prerrogativa da atual gestão, que tem investido e incentivado a implantação de novos canais de comunicação eletrônica e prestação de contas. Portarias, licitações, notícias, informações financeiras e até o trâmite das proposições estão disponíveis no site da instituição, a quem se interessar.
    
O número de visualizações da página do Legislativo no primeiro semestre de 2013 prova que os cidadãos sabem da importância da internet como ferramenta de controle social sobre os vereadores, seus representantes. Somente de janeiro a junho, foram contabilizadas 319.913 visitas ao site, das quais 124.298 foram visitantes únicos – quando um endereço acessa qualquer página do site nesse período.
    
Segundo o presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV), o grande número de acessos ao site institucional retrata o novo momento vivido por Curitiba. “É um reflexo das ações de transparência adotadas pelo Poder Legislativo da capital, da renovação de 50% das cadeiras, da sinergia entre a produção legislativa e a amplitude dos trabalhos”, explicou.
    
Um dos canais mais visitados foi o Portal da Transparência, com 25.049 acessos nos primeiros seis meses do ano. Nele, o cidadão tem acesso aos dados financeiros e de gestão do pessoal da Câmara, como a relação discriminada dos servidores efetivos e comissionados, remunerações por cargo, além das portarias e atos publicados, contratos vigentes, licitações, resumo das despesas com diárias de viagens e informações contábeis.
    
Outro grande interesse demonstrado pelos internautas é em relação à tramitação das proposições na Câmara de Curitiba. O Sistema de Proposições Legislativas (SPL) também está entre as páginas mais acessadas: foram 85.922 visualizações externas – fora da intranet. Nesta base de dados pública, o cidadão tem acesso a todos os detalhes de uma proposição em tramitação, seja um requerimento de solicitação ao Executivo ou um projeto de lei.
    
Salamuni também destacou o número de acessos ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), onde a população pode solicitar dados sobre a Câmara, que recebeu 38.218 visitas no último semestre. “Outra ferramenta essencial para o controle social dos atos legislativos é o SIC. Estamos reduzindo o tempo de respostas, concretas e rápidas, aos questionamentos e indagações dos cidadãos ou da própria imprensa, enfim de todos aqueles que têm interesse em saber como funciona a Câmara Municipal”, completou.
    
Notícias institucionais
    
Os bons números são reflexo não só do aumento do interesse da população pela atuação dos vereadores, como também do trabalho da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal. As notícias que retratam diariamente todos os aspectos da atividade parlamentar, publicadas no site institucional (www.cmc.pr.gov.br), contabilizaram, somente nos últimos seis meses, mais de 540 mil acessos. Já a seção “Aconteceu”, que retrata diariamente fatos importantes ou curiosos do desenvolvimento da capital, teve 17.549 visualizações neste mesmo período.
    
Lançado em abril deste ano, o link “Aviso de Pauta” recebeu cerca de 1,7 mil visitas, das quais 791 foram somente em junho. A seção é destinada aos jornalistas que cobrem as ações da Câmara de Curitiba e traz informações sobre dias, horários, locais e pautas das atividades legislativas. A novidade faz parte de um conjunto de ações integradas entre a Diretoria de Comunicação e a Diretoria de Informática que resultaram, em junho último, no lançamento da nova home page da Câmara Municipal, onde os links de consultas às atividades legislativas – tramitação das proposições e pautas do pequeno expediente e da ordem do dia – tiveram acesso facilitado aos internautas, com melhor visualização e linguagem acessível na página principal.
    
A divulgação dos atos do Legislativo vai além do site institucional. O Legislativo possui uma conta no Twitter – uma das redes sociais mais populares da internet – há mais de três anos. Criado com o objetivo de divulgar as notícias legislativas, o @CamaraCuritiba passou a contar, a partir de novembro de 2012, com um jornalista em plenário que “tuíta” os debates e resultados das votações, divulgando, em tempo real, os projetos de lei que são aprovados ou rejeitados.
    
Essa rotina também faz parte da política de transparência adotada pela Casa. Ano passado, quando isso começou a ser feito, o Twitter oficial tinha 1.291 seguidores e 3.515 “tweets” (publicações). Nesta semana, o @CamaraCuritiba ultrapassou a marca de 2.290 seguidores e de 6.450 postagens. No momento, a Diretoria de Comunicação estuda implantar essa cobertura também em outras atividades, como reuniões de comissões. Testes já foram iniciados com a divulgação, em tempo real, das reuniões da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) do Transporte Coletivo. Para acessar o Twitter da Casa, basta digitar o endereço www.twitter.com/camaracuritiba no navegador do seu computador.
    
“O fundamental é que todas as novidades visam a transparência e a qualidade do trabalho legislativo. Isso vai avançar ainda mais com a implantação, em breve, da TV Câmara na web e, também, em canais de sinais a cabo e aberto. É uma viagem sem volta. A ordem é tornar a Câmara tão transparente como se fosse uma janela permanente para o povo de Curitiba”, afirmou o presidente da Câmara.