Comunicação da Copa 2014 está pronta para receber imprensa

por Assessoria Comunicação publicado 06/11/2009 15h40, última modificação 28/06/2021 09h03
Cerca de 30 bilhões de pessoas, distribuídas em 214 países, assistirão à Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil, em audiência acumulativa das transmissões. Para tanto, o Comitê Organizador Local já está preparado para receber os 20 mil profissionais da mídia, representantes de 4 mil veículos de comunicação. Inclusive, já existem repórteres e produtores de diversos países residindo no Brasil, fazendo matérias preparatórias para o megaevento.
Segundo relatou o assessor de imprensa da CBF e do Comitê local, Rodrigo Paiva, “estarão no Brasil mais de 500 estações de televisão, somadas a outros milhares de órgãos que representam sites, jornais, rádios e revistas. Além disso, teremos no Brasil outros veículos que não estarão diretamente no foco dos jogos da Copa do Mundo, mas cobrem o evento e as atrações paralelas que serão realizadas”. Rodrigo Paiva está há 9 anos comandando o setor de imprensa da CBF e já participou de três Copas do Mundo.
As informações foram prestadas durante a realização do III Seminário Cidades-sedes, no Rio de Janeiro, com a participação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira; do Ministro do Turismo, Luiz Barreto; de Janine Pires, presidente da Embratur; Alcino Reis, diretor-geral do Ministério dos Esportes, e outras autoridades, como governadores, prefeitos e vereadores das 12 cidades-sedes. O vereador Mario Celso Cunha (PSB), presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal, também esteve presente, juntamente com os vereadores Pedro Paulo (PT), Julião Sobota (PSC) e Valdemir Soares (PRB). Pela prefeitura de Curitiba, participaram as engenheiras Suzana Costa e Zelinda do Rosário (Ippuc) e Everton Narciso e Adriane Vortolim (Instituto do Turismo).
O presidente da CBF criticou a atual situação dos aeroportos brasileiros, afirmando que é necessário um foco especial no sentido de melhorar e ampliar todas as 12 das cidades indicadas. O ministro Luiz Barreto, do Turismo, afirmou que “o Brasil precisa centrar na imagem que nós devemos projetar para os visitantes, já que a Copa é uma janela enorme de oportunidades.” Falou muito sobre a rede hoteleira e disse que haverá um PAC especial para os empresários do setor, além de uma linha de crédito via BNDES. Ele espera um salto de qualidade no setor, deixando um grande legado para as 12 cidades-sedes. O jornalista Paulo César Vasconcelos, editor chefe do SporTV, também falou durante o seminário, ressaltando o planejamento feito pelo canal para a cobertura do evento. E lembrou: “O canhão vai virar na nossa direção assim que o árbitro apitar o final da Copa do Mundo da África do Sul. Seremos o foco do Planeta.”