Comunicação da Câmara é premiada pelo Sindicato dos Jornalistas

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2016 14h25, última modificação 08/10/2021 11h09

Na 10ª edição do Prêmio Sangue Bom, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná para reconhecer ações de destaque na imprensa regional, a Comunicação da Câmara de Vereadores de Curitiba venceu na categoria Assessoria de Imprensa e de Comunicação. Os jornalistas, sob a direção de Filipi Oliveira, à frente do setor desde 2015, também conquistaram mais três troféus na noite de sábado (15), quando foi realizada a cerimônia de premiação.

“Foram 130 inscritos de todo o Paraná”, explicou, em plenário, Filipi Oliveira, “e nós conquistamos 4 prêmios”. “São prêmios dos quais nos orgulhamos. Eles mostram que a Câmara, hoje, não só politicamente, mas também jornalisticamente, é outra. É mais transparente”, disse o diretor da Comunicação ao plenário. Diversos vereadores parabenizaram a equipe pelos quatro prêmios, que se somam aos três conquistados em 2014.

O primeiro lugar na categoria Assessoria de Imprensa e de Comunicação foi dado à cobertura do Plano Diretor no Legislativo. A divulgação de todas as licitações da Câmara Municipal conquistou o terceiro lugar na mesma categoria. Já no quesito Comunicação Integrada, Mídias Sociais e Inovação, a Casa obteve o segundo e o terceiro lugares, respectivamente com a exposição “Curitiba Ontem e Hoje” e com o projeto Nossa Memória (leia abaixo Projetos Premiados).

Para Ailton Araújo (PSC), presidente do Legislativo, o trabalho da Comunicação “está honrando a Casa”. “Há um princípio bíblico, de que quem semeia, colhe. Parabéns pela colheita. O melhor prêmio é o reconhecimento, que vocês têm não só lá de fora, nessa disputa, mas aqui também. Vocês nos deixam vaidosos e felizes pela conquista”, complementou o vereador. “A Câmara é outra por causa deste tipo de atitude e de trabalho”, emendou Paulo Salamuni (PV).

“Quero cumprimentar toda a equipe, e a Executiva, na pessoa do Aílton, presidente, do 1º secretário, Pedro Paulo (PDT), e do 2º secretário, Paulo Rink (PR)”, disse Salamuni. “[Os prêmios] são uma prova inequívoca que, se não fosse a vontade política, lógico que respaldada pelos 38 vereadores, cada passo dessa Casa [não estaria divulgado]. É um símbolo máximo da transparência, uma prova de que nós fazemos a diferença”, afirmou. Em nome da Comissão de Urbanismo, Jonny Stica (PDT) elogiou a cobertura do Plano Diretor. “Tudo virou pauta, mais de 200 matérias foram publicadas”, comentou.

Projetos premiados
Talvez a votação do Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015), que valerá até 2025, tenha sido a mais longa da história da Câmara de Vereadores. Foram 25 horas de debate em plenário, durante três turnos de votação e vários dias de sessões plenárias. Se não foi a mais extensa, com certeza foi a mais importante da legislatura 2013-2016.

O processo começou bem antes, em 2014, em grupos de trabalho formados pela Comissão de Urbanismo, quando a proposição nem tinha sido enviada pelo Executivo aos parlamentares. Um novo ciclo de debates foi realizado em 2015, já com reflexões sobre o texto da proposta de lei, resultando em 223 emendas dos vereadores à redação pretendida pela Prefeitura de Curitiba, e todo o debate foi acompanhado e assessorado pela Diretoria de Comunicação (confira o hotsite).

Também na categoria assessoria de imprensa e comunicação, os jurados  reconheceram o trabalho do Legislativo na divulgação das licitações. A partir de maio de 2015, os certames passaram a ser noticiados. Além do site, elas são divulgadas nas redes sociais da Câmara. Nesta sexta, por exemplo, foi publicada matéria sobre pregão eletrônico que ocorrerá no próximo dia 18, para a aquisição de equipamentos de foto, áudio e vídeo (confira).

O Nossa Memória consolidou, em 2014, um trabalho de resgate da memória de Curitiba e da Câmara iniciado pelos jornalistas da Diretoria de Comunicação em 2009. Além do Aconteceu, seu embrião, a página reúne informações sobre a fundação do Legislativo e da cidade, a construção do Palácio Rio Branco, ex-vereadores, ruas, leis antigas, galeria de ex-presidentes e reportagens históricas.

A exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade” se despediu do Palácio Rio Branco no dia 22 de setembro. Inaugurada em 23 de março, em comemoração ao aniversário da capital, ela reuniu 100 fotografias de Curitiba – 50 antigas, do acervo do jornalista e pesquisador Cid Destefani, e outras 50 atuais, tiradas pelos fotógrafos da Comunicação do Legislativo Andressa Katriny e Chico Camargo. A ideia da Câmara foi ajudar a contar, em retratos, uma parte da história da cidade que ajudou a construir (leia mais).