Comunicação da Câmara de Curitiba apresenta balanço e lança videomanifesto
Diretora da Comunicação Social da Câmara de Curitiba, Patricia Tressoldi apresenta dados de 2024 aos vereadores. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apresentou aos vereadores os resultados alcançados pelo setor em 2024, na manhã desta segunda-feira (16). Além dos dados do portal de notícias, das redes sociais e do canal no YouTube, a jornalista e diretora da DCS Patricia Tressoldi também anunciou o lançamento oficial do videomanifesto produzido pela equipe.
O destaque foi o aumento de 295% no número de acessos ao portal de notícias da Câmara de Curitiba no dia das eleições municipais deste ano, quando comparado ao pleito de 2020. Enquanto naquele ano o portal teve 40.758 acessos; em 2024, foram 161.006 usuários únicos. Tressoldi apontou como uma das causas para esse crescimento a transmissão ao vivo da apuração do resultado das eleições e a cobertura em tempo real no portal de notícias.
Além disso, o site alcançou, em 2024, uma média de 100 mil usuários únicos por mês, representando um aumento de 54% quando comparado a 2023. E, para aprimorar ainda mais a comunicação com o cidadão curitibano, Tressoldi anunciou que está prevista para março de 2025 a estreia do novo portal de notícias da Câmara de Curitiba, com foco na experiência do usuário.
Projeto Curitiba Decide e CMC Podcasts
A transmissão ao vivo do resultado das eleições no YouTube marcou o encerramento do projeto Curitiba Decide, lançado em agosto deste ano, com o objetivo de aproximar o eleitor do processo democrático. A iniciativa contou com a produção de 15 videocasts voltados à preparação do eleitor para o dia da votação, além de campanhas de voto consciente pela cidade e nas redes sociais.
Outro importante resultado apresentado por Tressoldi foram os números do canal do YouTube da instituição, que teve um aumento de 37% no número de inscritos e de 22% no número de visualizações. O podcast “nos ajudou a nos consolidar no YouTube”, analisou a jornalista, referindo-se ao CMC Podcasts, que completou um ano em novembro. São 14 programas baseados nas comissões permanentes da Câmara de Curitiba, com mais de 120 episódios publicados e mais de 160 episódios produzidos, sendo que, em janeiro, o programa Você Me Representa “já começa apresentando os vereadores que vão compor a nova legislatura”, lembrou.
>> Leia também:
Com CMC Podcasts, Câmara aposta no YouTube para falar com curitibanos
A cobertura das eleições também foi marcada por uma parceria com a TV Câmara e a TV Senado, com entradas ao vivo em rede nacional da jornalista da CMC Michelle Stival, durante o primeiro e o segundo turno, com informações do pleito eleitoral em Curitiba. “Foi muito importante, porque a gente também teve esse reconhecimento de duas emissoras sobre o trabalho aqui da Câmara Municipal de Curitiba”, avaliou Tressoldi, que veiculou para os vereadores o vídeo do making off da apuração das eleições 2024, produzido pela DCS, mostrando como foi o trabalho da equipe para a apuração e cobertura no dia.
Stival é também a responsável pela produção de conteúdo na rede social Instagram, que vem “cada vez mais se apresentando como uma vitrine do nosso trabalho. Muitas pessoas chegam até a Câmara Municipal através do Instagram, e isso nos torna referência de comunicação pública em outras câmaras do país”, observou a diretora de Comunicação, que destacou um elogio conferido pelo influenciador de conteúdo de marketing político Emerson Saraiva, em live realizada neste domingo (15), em que mostrou um pouco do trabalho da Câmara de Curitiba na rede social. “O material da Câmara de Vereadores de Curitiba está maravilhoso”, disse ele.
Comunicação lança oficialmente videomanifesto da Câmara de Curitiba
Além de apresentar os resultados alcançados pela equipe da Diretoria de Comunicação da CMC, Tressoldi também anunciou o lançamento oficial do videomanifesto da Câmara de Curitiba, produzido pela DCS. “É uma forma de a marca se posicionar, comunicar sua identidade e criar uma conexão emocional com o público”, explicou ela. "Decidimos fazer um videomanifesto que traduzisse o quão importante é a instituição Câmara Municipal de Curitiba para a cidade e para a democracia. Há 331 anos, a Câmara foi criada para que a cidade existisse, e, de quatro em quatro anos, as legislaturas mudam, mas a instituição fica”, disse a diretora.
>> Assista ao videomanifesto da Câmara de Curitiba abaixo:
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba