Comunicação: Câmara tem 4 trabalhos entre finalistas do Prêmio Sangue Bom
A Diretoria de Comunicação da Câmara de Vereadores será premiada em duas das dez categorias do 10º Prêmio Sangue Bom, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR). Segundo a relação divulgada nesta sexta-feira (7), os trabalhos “Curitiba ontem e hoje – turismo pelo futuro do passado em 100 fotografias” e “Nossa memória – uma viagem jornalística pela história de Curitiba” são finalistas nos projetos de Comunicação Integrada, enquanto “Quem tem medo de divulgar licitações? A transparência a serviço da economia na Câmara municipal” e “A tática de "cobertura total" no Plano Diretor de Curitiba” disputam a primeira colocação em Assessoria de Imprensa (confira a relação). A premiação será no dia 15 de outubro à noite, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
O Nossa Memória consolidou, em 2014, um trabalho de resgate da memória de Curitiba e da Câmara iniciado pelos jornalistas da Diretoria de Comunicação em 2009. Além do Aconteceu, seu embrião, a página reúne informações sobre a fundação do Legislativo e da cidade, a construção do Palácio Rio Branco, ex-vereadores, ruas, leis antigas, galeria de ex-presidentes e reportagens históricas.
A exposição “Curitiba Ontem e Hoje – 161 anos em retratos do desenvolvimento da cidade” se despediu do Palácio Rio Branco no dia 22 de setembro. Realizada pela Diretoria de Comunicação em parceria com a Seção de Arquivo e Documentação Histórica e inaugurada em 23 de março, em comemoração ao aniversário da capital, ela reuniu 100 fotografias de Curitiba – 50 antigas, do acervo do jornalista e pesquisador Cid Destefani, e outras 50 atuais, tiradas pelos fotógrafos da Comunicação do Legislativo Andressa Katriny e Chico Camargo. A ideia da Câmara foi ajudar a contar, em retratos, uma parte da história da cidade que ajudou a construir (leia mais).
Na categoria assessoria de imprensa e comunicação, os jurados do Sindijor-PR reconheceram o trabalho do Legislativo na divulgação das licitações. A partir de maio de 2015, os certames passaram a ser noticiados pela Comunicação, por iniciativa própria. Além do site, elas são divulgadas nas redes sociais da Câmara. Nesta sexta, por exemplo, foi publicada matéria sobre pregão eletrônico, no próximo dias 18, para a aquisição de equipamentos de foto, áudio e vídeo (confira).
Na mesma categoria, compete entre os três finalistas a cobertura da revisão do Plano Diretor de Curitiba (lei municipal 14.771/2015). Talvez a votação do Plano Diretor de Curitiba, que valerá até 2025, tenha sido a mais longa da história da Câmara de Vereadores. Foram 25 horas de debate em plenário, durante três turnos de votação e vários dias de sessões plenárias. Se não foi a mais extensa, com certeza foi a mais importante da legislatura 2013-2016.
O processo começou bem antes, em 2014, em grupos de trabalho formados pela Comissão de Urbanismo quando a proposição nem tinha sido enviada pelo Executivo aos parlamentares. Um novo ciclo de debates foi realizado em 2015, já com reflexões sobre o texto da proposta de lei, resultando em 223 emendas dos vereadores à redação pretendida pela Prefeitura de Curitiba, e todo o debate foi acompanhado e assessorado pela Diretoria de Comunicação (confira o hotsite).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba