Comportamento e relações humanas é tema de fórum na CMC
Por proposição do vereador Tito Zeglin (PDT), a Câmara de Curitiba sediou, na última quinta-feira (19), o fórum “Afeto, limite, agressividade: como lidar? Na família, na escola e na sociedade”. “A educação das crianças e jovens sempre foi um tema complexo, sobretudo no panorama do mundo atual, em que os filhos têm fácil acesso às informações e a velocidade com que se proliferam as ideias via internet, por exemplo, desafia os pais a ter mais e mais condições para educar seus filhos”, destacou o parlamentar. Ele também fez referência ao trecho do livro “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”, de autoria do psiquiatra e educador Augusto Cury: “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
Os convidados assistiram a uma palestra proferida pelo professor e doutor José Leopoldo Vieira. Ele é diretor do Centro Internacional de Análise Relacional (Ciar), coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional do CIAR/FAP (Brasil), professor do Curso de Mestrado em Psicomotricidade Relacional da Universidade de Évora (Portugal). Mestre em Educação pela UERJ e pós-graduado em Movimento Humano pela Boston University (EUA), também possui o título de Doutor Honoris Causa pela Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP-DF).
Vieira abordou o tema da psicomotricidade como uma ação de cidadania e transformação social. Segundo ele, são muitos os desafios da educação nos tempos atuais. “As mudanças rápidas e vertiginosas, a exacerbação do individualismo, o sentimento de solidão e a ruptura dos laços familiares são marcas das relações humanas.”
Com vídeos e fotos, o palestrante ilustrou de que forma é possível transformar as atitudes de um grupo de crianças através da psicomotricidade. “De comportamentos extremos de intolerância e violência, nós conseguimos grandes mudanças, com atitudes positivas, como respeito, carinho e compreensão”. Para Vieira, “não adianta tocar uma criança se não há o desejo de tocar. Sinta o que se pretende passar com segurança. Não faça de contas. É preciso olhar no olho e ser verdadeiro. Tudo começa pelo afeto.”
Neste sentido, conforme o professor, a psicomotricidade relacional é uma prática educativa que possibilita um espaço de tempo para a criança, o jovem e o adulto de forma lúdica e criativa. Com atividades que contribuem no processo educacional, o crescimento social e pessoal é estimulado e auxilia no desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Poder Público
“É muito importante que pessoas públicas, como o vereador Tito Zeglin e os demais parlamentares de Curitiba, estejam preocupadas com o assunto. Nos subtemas enfatizamos a importância do afeto, o limite como organizador da estrutura psíquica e a agressividade positiva que é a base para a construção de uma sociedade mais sadia”.
O fórum na CMC foi direcionado às relações com crianças e jovens, entretanto, o professor Vieira ressalta que o conteúdo abordado é útil a qualquer relação humana. “Por isso que vários municípios já inseriram a psicomotricidade relacional nas grades curriculares das escolas públicas. O objetivo é englobar afeto, limite, agressividade, criatividade, potencialidade do ser e o despertar o desejo de aprender”.
Estiveram presentes no evento a diretora geral do Colégio Passionista Nossa Senhora Menina, Irmã Mirtes Cherobim; a vereadora de Recife (PE), Isabella de Roldão (PDT), o vereador de Mercedes (PR), Marcelo Eduardo Eninger (PSC), o diretor nacional da Escola de Pais do Brasil (EPB), José Ariston da Silva, a diretora da empresa Consai, Soraya Francisca Dinkhuysen Oliveira e o ambientalista e economista Roberto Gava, que recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 2011.
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