Como chegamos até aqui? Conheça um pouco mais da história da CMC
Palacete Wolf, em frente ao Cavalo Babão no Largo da Ordem, foi uma das 13 sedes que a Câmara de Curitiba teve desde 1762, ano em que passou a ter sede própria. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Para que serve a História? Será que ela nos ajuda a compreender melhor nossa trajetória até o momento presente e nos indica qual é um bom caminho a seguir no futuro? O podcast Curitiba Decide passa a responder essa e outras perguntas no bloco História e Cultura, com três episódios apresentados pelo jornalista Alex Gruba. O primeiro episódio conta a história da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
A CMC surgiu junto com a fundação de Curitiba, uma vez que o status de cidade foi reconhecido com o início do trabalho da Câmara de Vereadores, no dia 29 de março de 1693. Além de apresentar um vídeo com locais que já foram sede do parlamento municipal, o Curitiba Decide recebeu três convidados especiais para falar da história da CMC e seus protagonistas: Lorena Porto, pesquisadora de História da PUC - PR; Júlio Zaruch, jornalista especialista na memória da cidade; e Ubiratan da Silva, servidor da CMC desde 1985.
Da bancada do CMC Podcasts, os três convidados contaram curiosidades do legislativo municipal, como o caso de que um roubo de galinha teria sido a gota d’água para Curitiba ter um poder local para averiguar e punir transgressões. Além disso, Lorena e Zaruch falaram da diferença entre jornalismo e pesquisa histórica. Ubiratan, o Bira, compartilhou suas impressões de quem há 39 anos trabalha na CMC, começando sua carreira ainda no período ditatorial, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.
O episódio Nossa Câmara, nossa história é o sétimo de um total de 15 episódios do Curitiba Decide, um podcast produzido pela Diretoria de Comunicação Social da CMC. Esse conjunto de programas é um projeto especial do legislativo curitibano para falar de tudo acerca das eleições municipais de 2024 no Brasil. Serão cinco eixos temáticos, cada um com três episódios: 1) Tecnologia e comunicação, 2) Iniciativa popular e participação legislativa, 3) História e cultura, 4) Diversidade e inclusão e 5) Lei e ordem. Todos os programas serão publicados no YouTube da CMC.
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba