Comitiva da Polônia visita Câmara Municipal de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 05/07/2019 14h20, última modificação 09/11/2021 08h07

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), uma comitiva da Polônia que está na cidade por ocasião do I Congresso da Juventude Polonesa no Brasil, que acontece em Curitiba até o próximo domingo.

Recepcionados pelo vice-presidente da CMC, Tito Zeglin (PDT), estiveram na Câmara a diretora do Departamento de Cooperação com a Comunidade Polonesa e os Poloneses do Exterior, Iwona Kozlowska; a gerente do departamento, Regina Jurkowska; e o vice-presidente da Associação Wspólnota Polska, Kryzstof Lachmánski. Eles estavam acompanhados da vice-cônsul geral interina da Polônia em Curitiba, Dorota Bogutyn, e do secretário consular, Paulo Cesar Kochanny.

Eles se reuniram no gabinete da Presidência, visitaram o plenário do Palácio do Rio Branco e conheceram a revitalizada praça Eufrásio Correia. Ali está a escultura “O Semeador”, do artista paranaense Zacco Paraná, um presente oferecido em 1922 pela colônia polonesa à cidade de Curitiba.

Confira outras fotos da visita no Flickr da Câmara de Curitiba.

“Como descendente de poloneses, é uma honra recebê-los na sede do Poder Legislativo. Curitiba tem laços estreitos com a Polônia, com influência em diversas áreas como cultura, gastronomia e na economia”, disse Zeglin. Ele também citou a lei municipal (8094/1992), de sua autoria, que concede o título de cidade-irmã de Curitiba de Cracóvia, cidade localizada no sul da Polônia. “E, há  exatos 39 anos, no dia 5 de julho de 1980, o Papa João Paulo II desembarcou no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para a inesquecível visita de dois dias na nossa cidade”, lembra o parlamentar.

No encontro, os representantes da comitiva enalteceram a receptividade na capital e também nos municípios da região metropolitana. Eles também estiveram em Araucária, Campo Largo e São José dos Pinhais. Para Iwona Koslowska, “um dos frutos do congresso que acontece em Curitiba é a organização de uma colônia, na qual trinta adolescentes e jovens do Brasil viajar à Polônia durante o segundo semestre deste ano. O objetivo é promover intercâmbios que oportunizem a eles conhecer melhor a cultura e modo de vida no país”, afirmou.