Comissões se unem para discutir lixo

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2010 16h25, última modificação 29/06/2021 10h50
A Comissão Especial do Lixo se reúne nesta terça-feira (18) com a Comissão Especial para Assuntos Metropolitanos, recentemente criada para estreitar o diálogo com a região metropolitana. A reunião será às 11h, na Sala das Comissões. O objetivo é unir forças para prosseguir no debate sobre a destinação do lixo, já que a questão não envolve somente Curitiba, mas todo o eixo metropolitano. “Nesta conversa inicial vamos colocar a nova comissão a par de todos os trabalhos feitos até agora, para em um segundo momento, trocarmos ideias sobre futuras ações em conjunto”, explicou o vereador Roberto Hinça (PDT), presidente na Comissão do Lixo.
Para o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), presidente da Comissão para Assuntos Metropolitanos, esta aproximação entre as duas comissões será importante para auxiliar no encontro de soluções para a questão. “O problema do lixo tem abrangência metropolitana e queremos nos aliar em prol da população de todo o núcleo central, hoje com mais de 3,1 milhões de habitantes”, complementou.
A reunião é aberta à imprensa.
Última reunião
A última reunião da Comissão do Lixo foi com o promotor de justiça do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, no dia 28 de abril. Ele reforçou que é preciso esperar o julgamento dos recursos judiciais à licitação do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, para a instalação da nova planta de processamento de resíduos sólidos. Sobre a possibilidade de o prazo do Aterro da Caximba terminar antes de a licitação ser concluída, ele explicou que a legislação ampara a decisão de levar o lixo de Curitiba para outros municípios. Citou uma unidade de Ponta Grossa que teria condições de receber a demanda.