Comissões de Educação e Saúde têm muitos projetos

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2007 16h55, última modificação 15/06/2021 08h49

As Comissões Permanentes da Câmara de Curitiba que tratam da Educação e Cultura e de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente também iniciam suas atividades nesta segunda-feira (26). A data marca o reinício das sessões plenárias da Casa e das comissões com a escolha de seus presidentes, baseadas nas indicações feitas pelas lideranças partidárias. Até agora, os nomes cotados são Paulo Frote (PSDB) ou Zé Maria (PPS) e Angelo Batista (PP), respectivamente.
Trabalho
O Plano Municipal de Educação será uma das primeiras matérias em apreciação, a pedido da vereadora Professora Josete (PT), entre as mais de 30 já agendadas pelo Departamento de Apoio às Comissões. Em destaque, projeto do ex-vereador e agora deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) que institui programa municipal para estágio educacional de trabalho a educandos em escolas especiais. Da vereadora Roseli Isidoro (PT), a iniciativa de proibir venda de rifas e cartelas de bingos em escolas. E do vereador Elias Vidal (PDT), que retornou à Câmara para novo mandato, projeto que institui 50% de desconto nos pontos turísticos, de lazer e em projetos culturais para doadores de sangue.
Na Comissão de Saúde, as reuniões começam analisando diversas propostas de interesse público, entre elas  a do vereador Paulo Salamuni (PV) sobre política municipal e educação ambiental, objetivando construir valores sociais. Do vereador Sérgio Ribeiro (PV), proposição interessante e oportuna para garantir mais tranqüilidade e segurança em casas noturnas. O parlamentar pede identificação por documentos e gravação fotográfica de todos os freqüentadores, principalmente em locais com capacidade acima de 100 clientes.
Proposta de Roberto Hinça (PDT) estuda  implantação de sistema conveniado do município com empresas específicas para captação de gases produzidos em lixões ou aterros. Com a medida, o vereador vislumbra a possibilidade de beneficiar a população e manter o controle ambiental. Já o vereador Zé Maria (PPS), engajado no trabalho pelos deficientes físicos, propõe que 10% da frota de veículos para locação em Curitiba sejam de carros adaptados com câmbio automático, especiais para atender a demanda de portadores de deficiência.