Comissões da Câmara analisam propostas de Richa
Em reunião na tarde desta segunda-feira (6), no auditório do Anexo II, as comissões de Legislação, Justiça e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização; Educação e Cultura e Serviço Público analisaram seis projetos do prefeito Beto Richa, dois deles de créditos adicionais. As propostas receberam parecer favorável e quatro delas devem ser votadas em plenário na próxima semana.
Em continuidade ao conjunto de ações voltadas a uma política remuneratória de valorização dos profissionais do magistério municipal, o prefeito propõe alteração no plano de carreira do magistério e instituição de “hora permanência” correspondente a 20% da jornada de 40 horas semanais para os cargos de educador e educador social. Outros três projetos são relativos ao plano de carreiras para o cargo de procurador do município, prevendo o aumento do percentual de reajuste aos servidores que obtiverem crescimento vertical; à fixação do valor do vencimento inicial para 2,064 mil servidores do município, principalmente nas carreiras de auxiliar de serviços escolares, auxiliar administrativo-operacional e profissional polivalente, e à criação de funções gratificadas diferenciadas ao diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAEs).
Os parlamentares analisaram também duas mensagens de créditos adicionais, totalizando R$ 2,572 milhões. Prevêem, entre outros benefícios, construção do muro de arrimo no Armazém da Família Pilarzinho, reformas nas instalações sanitárias e quartos do Centro de Acolhimento e Atendimento Integral Mais Viver, no empreendimento Moradias Aquarela, além de atendimento às despesas fixadas na lei orçamentária para este ano, em cumprimento aos programas do governo.
Sindicatos
Diana Cristina de Abreu, presidente do Sindicato de Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), e Irene Rodrigues dos Santos, presidente Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), participaram da reunião e apresentaram seus pontos de vista. “Pedimos que o que foi acordado entre a Prefeitura e o magistério municipal seja rigorosamente cumprido. Queremos a eliminação gradativa da diferença salarial entre professores de pré a 4ª série e de 5ª a 8ª série”, disse Diana. Já a presidente do Sismuc, pediu valorização do plano de carreira.
Estavam presentes os vereadores Jairo Marcelino (PDT), Mestre Déa (sem partido), Dona Lourdes (PSDB), Paulo Frote (PSDB), Professora Josete (PT), Pedro Paulo (PT), Sabino Picolo (DEM), Zé Maria (PPS), Jair Cézar (PTB), Elias Vidal (PDT), Roberto Hinça (PDT), Tico Kuzma (sem partido), Pastor Valdemir Soares (PR), José Roberto Sandoval (PTB), Valdenir Dias (PSB), Angelo Batista (PP), Felipe Braga Côrtes (sem partido) e Geraldo Bobato (DEM).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba