Comissão vai definir procedimentos para início da Escola do Legislativo
Os vereadores de Curitiba conheceram, na sessão desta segunda-feira (4), os membros da comissão especial criada para viabilizar a implantação da Escola do Legislativo. O colegiado, integrado por 10 servidores da Câmara Municipal, foi formalizado por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município na última quinta (31).
A publicação estabelece que a comissão vai promover estudos para recomendar as medidas necessárias à criação da escola. Os detalhes foram apresentados pelo analista às comissões Antonio Carlos Torrens. Segundo ele, o novo órgão está em fase de regulamentação e terá o objetivo principal de “formar, aperfeiçoar e especializar servidores no exercício das atividades profissionais, das áreas administrativa e legislativa”.
“Pretendemos oferecer conhecimentos básicos para o exercício de variadas funções, qualificar para as atividades de suporte técnico-administrativo, desenvolver programas de ensino e estimular a pesquisa técnico-acadêmica. Enfim, oferecer suporte conceitual e técnico a todos aqueles que trabalham no cumprimento da missão constitucional deste poder”, ressaltou Torrens.
Para o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), este é mais um tema da agenda positiva proposto pela Mesa Diretora. “Ainda estamos em um processo embrionário, mas creio que teremos uma bela escola, que será referência legislativa no Brasil”. Salamuni acrescentou que as atividades visam qualificar ainda mais o processo legislativo. “Afinal, nós todos sempre temos algo a aprender”, disse. Ainda conforme o presidente, este é mais um instrumento para que a Câmara avance nos quesitos “transparência e eficiência”.
Diversos vereadores cumprimentaram a Mesa Diretora pela iniciativa e até apresentaram sugestões para funcionamento da Escola Legislativa. Toninho da Farmácia (PP) disse que pretende aprender muito com a nova escola. “Tenho humildade em aprender aqui para desempenhar um trabalho melhor pela nossa cidade”, registrou. Professora Josete (PT), por sua vez, avaliou que, para uma capital como Curitiba, está mais do que na hora de ter um instrumento como este. “Que possa ser iniciada já no ano que vem e que possamos nos tornar referência no processo legislativo”, afirmou.
Os vereadores Jorge Bernardi (PDT), Sabino Picolo (DEM), Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Tico Kuzma (PROS) também cumprimentaram os servidores e a direção da Casa pelo empenho em implantar a escola.
Primeira atividade
Ainda em seu pronunciamento, Antonio Carlos Torrens convidou vereadores e servidores para participarem da primeira atividade da Escola Legislativa. Será na próxima quinta-feira (7), a partir das 9h, no plenário. “Vamos falar sobre o processo legislativo, os diretores de cada setor da Câmara terão oportunidade de expor sobre o trabalho desenvolvido, favorecendo a integração entre a equipe”, explicou.
Saiba mais:
Confirmada criação da Escola do Legislativo
Câmara aprova implantação da Escola do Legislativo
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba