Comissão vai aprofundar análise sobre qualidade dos rios

por Assessoria Comunicação publicado 03/09/2013 15h45, última modificação 17/09/2021 10h36

Em reunião realizada nesta terça-feira (3), após a sessão plenária, os vereadores membros da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal decidiram aprofundar o trabalho de análise sobre a qualidade dos rios da cidade. Segundo o presidente do colegiado, Bruno Pessuti (PSC), a comissão vai realizar audiência pública, em data a ser definida, para debater o tema e também para apurar denúncia feita pelo jornalista Eduardo Fenianos, o Urbenauta, sobre o descarte irregular de esgoto feito pela Sanepar.

Conforme Bruno Pessuti, serão convidados para a audiência a deputada federal Rosane Ferreira (PV) e  também representantes do Instituto das Águas, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Sanepar e de entidades da sociedade civil.
    
Eduardo Fenianos, que realizou expedição nos principais rios e ribeirões que cortam e limitam a capital, afirmou, em reunião da comissão realizada no dia 13 de agosto, que parte da responsabilidade pela degradação dos rios é da Sanepar. “As estações de tratamento não estão despejando ou tratando o esgoto como deveriam. Há ainda a invasão, em determinados pontos da rede de tratamento de esgoto na rede de águas pluviais. Quando se olha, em campo, essa é a conclusão, de que a Sanepar tem contribuído com a poluição. Ela deveria sanear, cuidar, medicar, e não poluir”, apontou o Urbenauta aos vereadores.

Projeto

Ainda no encontro de hoje, foi distribuída para parecer o projeto de lei (005.00199.2013) de Felipe Braga Côrtes (PSDB), que pretende instituir multa para pedestres que jogam lixo no chão. Após a análise da comissão ao parecer do relator, vereador Aladim Luciano (PV), o texto estará apto para ser discutido e votado em plenário.
    
Além de Pessuti e Aladim, integram o colegiado os vereadores Helio Wirbiski (PPS), Felipe Braga Côrtes e Jairo Marcelino (PSD).

Matéria relacionada:

Expedição nos rios de Curitiba é apresentada à Comissão de Meio Ambiente da Câmara