Comissão trabalhou pela segurança em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 02/01/2012 15h15, última modificação 13/08/2021 08h56
A Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba atuou em diversas frentes para melhorar a segurança na capital. Ao todo, foram 11 reuniões, que debateram 17 projetos em trâmite na Casa. Além da análise destes documentos, os parlamentares promoveram audiências públicas, como a última, para debater medidas preventivas para o Atletiba do Campeonato Brasileiro. O objetivo foi evitar incidentes entre torcidas e quebra-quebras.
“Para este ano, vamos nos aprofundar em debater com a comunidade as questões de segurança. Faremos visitas aos conselhos de segurança dos bairros para ouvir as reivindicações”, adiantou Algaci Tulio (PMDB), presidente da comissão. Ele disse que, a cada reunião com a comunidade, a comissão vai repassar as informações às autoridades, para tomar as devidas providências. “Queremos promover uma integração entre a comunidade e os órgãos de segurança pública”, explicou.
A comissão também deverá continuar o trabalho de fiscalizar as agências bancárias. Em 2011, juntamente com a fiscalização da prefeitura, os parlamentares visitaram várias agências para verificar o cumprimento da lei dos biombos. Eles constataram que alguns estabelecimentos cumprem a legislação municipal, mas ainda existem empresas que insistem em não instalar o equipamento, que proporciona atendimento reservado aos clientes. A medida evita que outras pessoas observem que tipo de operação está sendo feita, para proteger de eventuais assaltos. “Vamos continuar a fazer visitas aos bancos e fiscalizar outras leis ligadas à segurança, como a da proibição do uso de celulares em agências”, disse Algaci.
Trânsito
Em novembro, o especialista em segurança no trânsito, João Pedro Corrêa, falou aos vereadores integrantes da comissão. Educação para o trânsito e sua importância para a diminuição da acidentalidade e a criação da Secretaria Municipal de Trânsito foram os temas abordados. Os parlamentares comprometeram-se em dar mais atenção ao assunto e promover debates a respeito.
Conselheiros
Os conselheiros tutelares de Curitiba também foram recebidos pelos vereadores integrantes da comissão. No encontro, no plenário da Casa, foram debatidas as condições de trabalho da categoria e também a questão do orçamento voltado para as áreas da criança.
Guarda Municipal
No primeiro semestre de 2011, a comissão recebeu servidores da Guarda Municipal de Curitiba. Eles apresentaram a pauta de reivindicações da categoria, que incluía um salário base de R$ 1,3 mil, a aprovação de um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários e melhores condições de trabalho.