Comissão terá detalhes sobre licitação do lixo

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2010 17h30, última modificação 28/06/2021 16h24
A Comissão do Lixo da Câmara obterá detalhes do processo licitatório que escolheu a empresa que vai gerir a futura usina de tratamento de lixo de Curitiba e região metropolitana. Na próxima terça-feira (2), virá até a Casa a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Marilza Dias. Os vereadores querem saber como foi realizada a licitação e detalhes dos próximos passos para a implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar).
Na última terça-feira (23), foi anunciado o Consórcio Recipar como a empresa vencedora da licitação. O novo sistema substituirá o Aterro da Caximba, que deverá ser desativado por conta do esgotamento de sua capacidade. A expectativa é implantar a usina na cidade de Mandirituba, na região metropolitana. Porém, o Instituto Ambiental do Paraná não concorda com a ideia.
Fazem parte da Comissão do Lixo os vereadores Roberto Hinça (PDT), presidente, Juliano Borghetti (relator – PP), Pedro Paulo (PT), João do Suco (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Renata Bueno (PPS), Mara Lima (PSDB) e Denilson Pires (DEM).
Comissão
A comissão Especial do Lixo foi criada em setembro de 2009 para acompanhar e avaliar a definição do novo local para destino e reciclagem do lixo produzido em Curitiba. Também deverá acompanhar o processo de desativação do Aterro da Caximba e a implantação da nova planta de destino e reciclagem do lixo.