Comissão tem trabalho intenso com ações para Copa de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 30/12/2009 17h05, última modificação 28/06/2021 11h51
Mesmo antes da indicação de Curitiba como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, a Câmara Municipal se antecipou e criou uma Comissão Especial, visando o acompanhamento e fiscalização de tudo que se refere à preparação e investimentos para o campeonato. A criação da comissão para acompanhar os assuntos relacionados à Copa de 2014 foi aprovada em 18 de fevereiro deste ano. O grupo, presidido pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do prefeito, também é integrado por Pedro Paulo (PT), relator, Aladim Luciano (PV), Algaci Tulio (PMDB), Jair Cézar (PSDB), Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Omar Sabbag Filho (PSDB), Renata Bueno (PPS), Roberto Hinça (PDT) e Valdemir Soares (PRB). Por conta do megaevento, a cidade sofrerá diversas modificações em infraestrutura, em áreas como gastronomia, hotelaria, sistemas viário e de transporte coletivo. A prefeitura irá elaborar uma série de projetos, que devem passar pela Casa. Diversas reuniões já foram promovidas pela comissão, além de  ações externas, como participação em eventos oficiais da Fifa e do Comitê Organizador Nacional.
Até 2014, a cidade deve receber cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos. A primeira linha do metrô de Curitiba deve fazer a ligação entre os eixos Norte e Sul da cidade, com 22 estações ao longo de 22 quilômetros. Na área de mobilidade, também serão feitos investimentos para melhorar a acessibilidade entre o aeroporto e o estádio Joaquim Américo, mais conhecido como Arena da Baixada, nas avenidas Comendador Franco e Marechal Floriano Peixoto.
Na Arena da Baixada serão feitas obras de adequação e ampliação para atendimento às exigências do Caderno de Encargos da Fifa, atualizado em 2008. Depois das obras, o estádio terá capacidade para 41.293 cadeiras.    O objetivo da prefeitura é tirar as obras do papel o mais rápido possível e com isso a cidade poderá ser também uma das sedes da Copa das Confederações, em 2013, um ano antes da Copa do Mundo. Ainda, um grupo de técnicos do Executivo irá para a África do Sul, para conhecer de perto a experiência do país com os preparativos e a organização da  Copa do Mundo de 2010. Outro grande objetivo de Curitiba é receber o Centro de Transmissões da Copa do Mundo, que é de onde serão transmitidas as imagens da competição para todos os países.
Olimpíadas
Em 2016, será a vez das Olimpíadas, outro importante marco esportivo. Com a indicação da cidade do Rio de Janeiro como sede, a comissão especial da Câmara de Curitiba também pretende acompanhar os detalhes do evento, “mesmo porque a capital paranaense conta com  vários atletas de competição, medalhistas e esportistas olímpicos”, salienta Mario Celso.