Comissão recebe informações sobre avaliação de imóveis

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2009 18h20, última modificação 24/06/2021 09h02
Os parâmetros usados na avaliação dos imóveis alienados ou adquiridos pelo município foram esclarecidos aos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba, na tarde desta terça-feira (9), pelo presidente da Comissão de Avaliação de Imóveis da prefeitura, Marcelo de Souza Bremer. O convidado explicou que a comissão efetua a avaliação de imóveis de acordo com o interesse do município. “Os principais interesses e mais comuns são a alienação, permuta e desapropriação”, informou.
Conforme Bremer, o processo de avaliação de um imóvel dura, em média, um ano, desde o estudo pela comissão até a apreciação pelos vereadores. “A comissão, que é composta por uma equipe de engenheiros, analisa o processo, vistoria o local, avalia o imóvel envolvido, fixa um valor para ele e apresenta a proposta ao proprietário”, explicou, comentando que “até R$ 40 mil ocorre alienação com o município e acima deste valor é permuta.”
Ao avaliar o imóvel, informou que são levadas em consideração as características específicas de cada imóvel, seu tamanho e sua localização. “A avaliação é individual, pois cada um tem seu valor, dependendo da região onde está localizado”, argumentou. Participaram da reunião desta terça os vereadores Tico Kuzma (PSB), presidente; Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM) e Omar Sabbag Filho (PSDB).
Projetos
Os integrantes da comissão também analisaram diversos projetos da pauta. Entre eles, proposta do vereador Tito Zeglin (PDT), que dispõe sobre o limite de velocidade dos veículos articulados e biarticulados nas vias do anel central da cidade. A sugestão dos vereadores é que o documento seja encaminhado à Urbs para análise.
O vereador Tico Kuzma pediu vistas de projeto que dispõe sobre a dispensa de processo administrativo junto às regionais para o fechamento de vilas e ruas residenciais sem saída. O documento é de autoria do vereador Mario Celso Cunha (PSB).
Segurança
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Água Verde, José Gil Almeida, participará da próxima reunião da Comissão de Urbanismo, marcada para o dia 17, às 14h30. Também foram convidados o administrador da Regional Portão, Fernando Guedes, e o secretário municipal de Defesa Social, coronel Itamar dos Santos. De acordo com Kuzma, a ideia é discutir os aspectos urbanísticos das ruas do bairro e a instalação de dispositivos de segurança pública na região.
O parlamentar destacou, também, que a preocupação dos integrantes da Comissão de Urbanismo é listar as prioridades apontadas pela comunidade no projeto do metrô. “O novo transporte coletivo vai passar pela Avenida República Argentina, cruzando o Água Verde”, adiantou.
Rua 24 Horas
Na reunião, Tico Kuzma também comentou que, em nome da comissão, recebeu informações da prefeitura declarando que a Rua 24 Horas não será desmontada, ao contrário do que vem sendo veiculado na imprensa local.