Comissão recebe grupo de estudantes

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2008 19h50, última modificação 21/06/2021 07h52
Estudantes secundaristas participaram da reunião desta quarta-feira (2) da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba. O grupo de jovens denunciou a “ação violenta” da Guarda Municipal, que teria agredido os estudantes após manifestação pelo passe livre. O estudante da Escola Estadual Loureiro Fernandes, André Luiz de Almeida, de 17 anos, estava, até o final da tarde ontem, segundo as informações, internado no Hospital Evangélico. O presidente da Comissão, vereador Pedro Paulo (PT), marcou reunião extraordinária para a próxima terça-feira (8), às 14h, na Câmara, para esclarecer o incidente. Serão convidados o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, representantes da Guarda e comissão de estudantes.
O vereador André Passos (PT), que participou da reunião, questionou o nível de preparação do comando da Guarda no atendimento às manifestações dos movimentos organizados. “É preciso atentar ao respeito à Constituição federal, que dá o direito à manifestação popular. Depois, que a mobilização dos estudantes na luta pelo passe livre teve aviso prévio. E a prisão das lideranças estudantis é crime. Por isso, só temos a lamentar o incidente e cobrar resposta urgente e imediata da Guarda”, argumentou.
Jornada
O presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, Rafael Clabonde, afirmou que foi agredido e preso junto com Adriano Soares Matos, diretor da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas. “Fizemos uma passeata pelo passe livre, que saiu do Colégio Estadual do Paraná, seguimos até a Praça Santos Andrade e encerramos o movimento na Boca Maldita. A mobilização pelo passe livre e a reforma do ensino faz parte da jornada nacional de lutas dos estudantes. Reivindicamos o acesso à educação e ao transporte coletivo”, diz.
Após a passeata, ainda segundo Rafael, “um grupo de estudantes se dirigiu à Estação Central e ocupou a estação-tubo. A Guarda Municipal chegou e teria agredido os estudantes. Os líderes Rafael e Adriano foram presos”. Os estudantes, então, registraram boletim de ocorrência no Centro Integrado ao Cidadão, por lesão corporal e fizeram exame de corpo de delito.
Manifestações
Durante a reunião com os vereadores, os estudantes adiantaram que novas manifestações serão marcadas. “Vamos colocar mais gente na rua. A mobilização será maior”, disse Arthur Miranda, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas.
Ao tomar conhecimento da situação, o coronel Itamar dos Santos disse lamentar “o incidente e a manipulação de jovens, inclusive incentivados a abandonar as aulas, para promover atos de vandalismo.”
Além de Pedro Paulo e André Passos, participaram da reunião da Comissão de Segurança os vereadores Elias Vidal (PP), Tico Kuzma (PSB) e Luizão Stellfeld (PCdoB), os estudantes Sara Cavalcanti, secretária de movimentos sociais, Arthur Miranda, Ismael de Almeida Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Rafael Clabonde, e Fabiana Zelenski, presidente da União Paranaense dos Estudantes.