Comissão recebe diagnóstico da situação dos rios

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2009 16h50, última modificação 28/06/2021 09h56
Um panorama dos rios da cidade e o sistema de limpeza e dragagem será o tema da reunião da Comissão da Água que acontece na próxima semana. Para isto, os vereadores ouvirão o diretor interino do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Djalma Mendes dos Santos. A reunião está marcada para acontecer às 14h da quinta-feira (26), na sala das comissões da Câmara, e é aberta ao público.
“É este departamento o responsável pela limpeza e dragagem dos rios que passam pela capital e ele poderá traçar um quadro de como está a situação e o que deve ser feito”, afirma o vereador Francisco Garcez (PSDB), presidente da comissão.
Os primeiros convidados que vieram à Casa falar sobre o assunto foram o técnico da prefeitura José Tadeu Weidilich Motta e a coordenadora de Recursos Hídricos, Cláudia Boscardim. Eles informaram sobre o sistema de esgoto da cidade, o contrato com a Sanepar e projetos para a recuperação de leitos de rios que passam pela cidade.
A comissão foi instalada no mês de outubro para verificar e acompanhar a qualidade da água em Curitiba, assim como os serviços de coleta e tratamento de esgoto prestados pelos órgãos públicos e fazer um mapeamento e diagnóstico das bacias hidrográficas. Fazem parte do grupo, além de Garcez, os vereadores Caíque Ferrante (PRP), Jonny Stica (PT), Algaci Tulio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).
Prorrogado    
Inicialmente, a comissão havia programado receber o coordenador das promotorias do meio ambiente do Ministério Público do Paraná, Saint Clair Honorato Santos, e estudiosos sobre o assunto, mas decidiu primeiro levantar outras questões e ter um diagnóstico mais avançado, para posteriormente chamá-los.