Comissão questiona Sanepar sobre qualidade da água

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2010 15h20, última modificação 29/06/2021 10h22
A Comissão da Água deve questionar a Sanepar, nesta quinta-feira (13),  sobre a qualidade da água fornecida aos curitibanos e o saneamento. A reunião será às 14h, na Sala das Comissões. Os vereadores questionarão também sobre a situação de reservatórios, rios e córregos da cidade. O vereador Francisco Garcez (PSDB), que preside o grupo, acredita que este é o momento de tirar todas as dúvidas referentes a informações prestadas por diversas instituições que vieram até a comissão, desde que foi instalada, em outubro de 2009.
“Entre as denúncias que mais me chamaram a atenção está a poluição dos rios por falta de cuidados da Sanepar. Queremos confrontar estes dados que recebemos para posteriormente emitirmos um relatório que pedirá medidas urgentes para a melhoria da água na capital”, relatou Garcez.
Na última reunião da comissão, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mostrou um relatório que revela que um dos dois principais reservatórios de água que abastecem a capital, o reservatório do Iraí, encontra-se degradado e poluído. De acordo com os técnicos que estiveram na Casa, foi detectada floração de algas tóxicas, entre outros problemas que fazem a qualidade da água não ser compatível para o abastecimento.
O relatório também mostrou que na maioria dos lagos da cidade não se recomenda o contato com a água. Pela classificação do estudo, o lago Barigui e o Lago Azul encontram-se muito poluídos. Os do Bacacheri, Barreirinha, Jardim Botânico, Passeio Público, São Lourenço e Raia Olímpica (Parque Iguaçu) estão criticamente degradados. Entre os rios mais poluídos, as biólogas destacaram o Iguaçu, Barigui e Belém.
Prefeitura
Em outubro do ano passado também esteve na Casa o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para falar sobre a situação do tratamento da água no município. Segundo os técnicos, a Sanepar informa que cerca de 93% da cidade é atendida pela rede de esgoto. No entanto, citaram o exemplo do Alto Boqueirão, um dos bairros mais populosos, onde mais de 60% do território não têm atendimento pela rede.
Conforme o departamento, a capital é atendida por cinco estações de tratamento de água da Sanepar: Atuba Sul, Belém, Padilha Sul, Santa Quitéria e CIC/ Xisto. No entanto, a Atuba Sul e a Belém estão operando com sobrecarga. A Atuba Sul estaria subdimensionada e, quando ocorre qualquer chuva forte, é preciso desligá-la, ou os equipamentos podem queimar, devido à vazão do rio.  
Também foram ouvidos em outras reuniões promovidas pela comissão estudiosos da área e representantes de cidades da região metropolitana.
Além de Francisco Garcez (PSDB), a comissão é formada pelos vereadores  Caíque Ferrante (PRP), relator, Jonny Stica (PT), Algaci Tulio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).