Comissão quer ouvir os técnicos da Urbs

por Assessoria Comunicação publicado 27/03/2007 17h50, última modificação 15/06/2021 10h41
Técnicos da Urbs serão convidados para a próxima reunião da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba, no dia 10 do mês que vem, às 14h30. A decisão foi tomada nesta terça-feira (27), pelos integrantes da Comissão, durante sessão para analisar projetos em tramitação na Casa. A idéia do presidente da Comissão, vereador Jair Cézar (PTB), é aprofundar as discussões sobre a proposta de eliminar os ônibus com motores dianteiros na frota do transporte coletivo da cidade. A vereadora Professora Josete (PT) sugere, também, o convite de professores da Universidade Federal do Paraná para conversar sobre o assunto.
A proposta, do vereador Valdenir Dias (sem partido) é proibir novas aquisições de ônibus com motor dianteiro para operar no transporte coletivo. O relator da matéria, vereador José Roberto Sandoval (PSC), aponta rendimento maior em 30% sobre os veículos com motor traseiro. A preocupação da Comissão, entretanto, é com a saúde dos motoristas e usuários. Professora Josete, que havia pedido vistas ao processo na última reunião, destaca pesquisas científicas que mostram problemas com o ruído e poluição.
Testemunha
Para o representante da Federação dos Rodoviários e do Instituto São Cristóvão, o motorista aposentado Luiz Roberto de Christan, “a preocupação maior deve ser com a saúde do trabalhador. Em alguns ônibus, o barulho é tão grande que é impossível conversar com o cobrador, por exemplo”. Ainda segundo o motorista, os motores dianteiros atendem, principalmente, as linhas Vila Sandra, Rua XV Barigüi e Tramontina. Mas, destaca que mais da metade da frota do transporte coletivo da cidade usa motor dianteiro.
Outros projetos analisados pela Comissão de Serviço Público nesta terça-feira foram dos vereadores Mario Celso Cunha (PSDB), que prevê a concessão de tratamento prioritário nos processos administrativos em trâmite perante a Prefeitura para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; de Jorge Bernardi (PDT), que fixa o mínimo de 20% das contribuições de veículos pelos municípios para os permissionários o serviço de táxi, e de Roberto Hinça (PDT), que autoriza a Prefeitura a explorar ou selecionar empresas capacitadas para comercialização e captação de gases produzidos nos lixões e aterros sanitários. Todos estes projetos já estão liberados para votação em plenário.
Além disso, a Professora Josete vai relatar projeto da vereadora Julieta Reis (PSB) que dispõe sobre notificação dos casos de violência contra idosos.
A Comissão de Serviço Público é formada pelos vereadores Jair Cézar, Serginho do Posto (PSDB), Elias Vidal (PDT), Professora Josete, Julieta Reis (PSB), Aldemir Manfron (PP), Luizão Stellfeld (PCdoB), José Roberto Sandoval e Geraldo Bobato (PFL).