Comissão quer informações sobre a Ouvidoria da Saúde

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2017 08h05, última modificação 14/10/2021 15h55
A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara de Curitiba decidiu, em reunião nesta terça-feira (14), formular um pedido de informações sobre a Ouvidoria Municipal da Saúde. A ideia foi do vereador Oscalino do Povo (PTN) e foi aceita pelos demais integrantes do colegiado. De acordo com ele, “o objetivo é verificar como está a instituição, quantas pessoas atende e quais são as demandas mais frequentes, entre outras questões”. Noemia Rocha (PMDB) entende que um pedido de informações, feito pela comissão, é mais eficiente do que um requerimento encaminhado exclusivamente pelo mandato de um dos vereadores.

Maria Leticia Fagundes (PV), presidente da Comissão de Saúde, propôs que a tribuna livre do dia 5 de abril trate do tema “parto domiciliar e parto hospitalar”, uma questão que diz respeito às doulas – profissionais que acompanham o procedimento obstétrico para prestar apoio às parturientes. Para ela, o assunto, além de atual, pode trazer mais subsídios para a discussão de eventuais projetos de lei. Segundo Maria Leticia, a tribuna livre serviria para esclarecer o desempenho das doulas, trabalho que ainda não é regulamentado. Submetido à votação, o assunto não obteve votos suficientes para tematizar a tribuna livre.

Outra questão discutida pelos membros da Comissão de Saúde foi o horário dos encontros. Após debate, ficou decidido que o colegiado irá se encontrar toda terça-feira, às 13h30. Além dos vereadores citados, fazem parte do colegiado Osias Moraes (PRB) e Mestre Pop (PSC).