Comissão ouvirá secretários sobre o Pronasci na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2009 18h30, última modificação 25/06/2021 10h25
A Comissão de Segurança  Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba quer saber quando e como os recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), liberados pelo governo federal, vão começar a ser aplicados na cidade. Para isso, na próxima quinta-feira (17), às 14h, serão recebidos pelos vereadores do grupo os secretários Fernando Francischini, Antidrogas, e Itamar dos Santos, de Defesa Social e coordenador municipal do Pronasci.
O Pronasci foi lançado em 2007 e tem como meta aplicar ações preventivas na área da segurança pública em capitais e regiões metropolitanas do Brasil. De acordo com o vereador Pedro Paulo (PT), que sugeriu a reunião, o governo federal liberou cerca de R$ 5,4 milhões para a execução do Pronasci em Curitiba, mas o recurso aguarda procedimentos licitatórios para que seja aplicado. De acordo com ele, o prazo inicial era maio, mas foi prorrogado para novembro. “Queremos saber se a prefeitura vai cumprir este novo prazo para iniciar a aplicação dos recursos”, diz.
Jovens
Na avaliação dos vereadores, a questão da violência é preocupante na capital, principalmente no que se refere aos adolescentes e o problema deve ser enfrentado com a prevenção. Conforme levantamento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital paranaense é a sétima dentre as capitais em número de homicídios entre jovens. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) projeta que até 2012 cerca de 700 jovens devem ser vitimados fatalmente pela violência na cidade.