Comissão ouve propostas para transporte na cidade

por Assessoria Comunicação publicado 01/04/2008 18h35, última modificação 21/06/2021 08h45
A reunião da Comissão de Serviço Público da Câmara de Curitiba foi marcada, nesta terça-feira (1), pela participação do conselheiro estadual das cidades do Paraná, Luiz Herlain. O militante popular, usuário de ônibus há 40 anos, apresentou propostas para o sistema de integração do transporte coletivo. Além disso, a comissão, presidida pelo vereador Jairo Marcelino (PDT), aprovou dois projetos que seguirão o trâmite regimental.
Na opinião de Herlain, Curitiba não completou a integração do transporte coletivo no centro e dentro dos bairros. “Os sistemas (modal exclusivo) com tarifa de R$ 1,90 não integram expressos, linhas diretas e tradicionais e outros modais como vans, táxis e veículos não motorizados. O centro carece de terminal intermodal proposto durante a construção da Rodoferroviária, que tem área física preservada para a finalização da integração em substituição à área que hoje está instala da Rua da Cidadania na Praça Rui Barbosa. A falta de integração tem causado problemas aos passageiros e aos sistemas de transportes coletivos”, argumentou.
Discussão
Para Jairo Marcelino, a apresentação desta terça-feira é apenas um embrião para a realização de um simpósio para aprofundar as discussões sobre o assunto. O estudante de Ciências Contábeis, Mauro Sérgio Langowski, que também participou da reunião da comissão, apontou dificuldades de acesso ao transporte coletivo. Como portador de deficiência, falou em nome dos cadeirantes, pedindo mais atenção nas estações-tubo, onde os elevadores não estão funcionando.
Os projetos analisados nesta terça-feira são do vereador Pedro Paulo (PT), que torna gratuita a ligação de telefone público para a central 156, liberado para inclusão na pauta de discussões do plenário, e de Roberto Hinça (PDT), que prevê a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água da Sanepar. A proposta foi encaminhada para apreciação na Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. Da reunião participaram, além de Jairo Marcelino, os vereadores Geraldo Bobato (DEM), Aladim Luciano (PV), Luizão Stellfeld (PCdoB), Professora Josete (PT), Nely Almeida (PSDB) e Aldemir Manfron (PP).