Comissão ouve pais de jovem morto em acidente

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2009 17h25, última modificação 24/06/2021 07h33
Depoimento emocionado de Cristiane Yared, mãe de Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, um dos dois mortos no acidente envolvendo o deputado estadual Fernando  Ribas Carli Filho, marcou, nesta quinta-feira (14), reunião na Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba. Acompanhada do marido Gilmar e do advogado Elias Mattar Assad, foram detalhados os acontecimentos após o acidente. Os integrantes da comissão, presidida pelo vereador Roberto Aciolli (PV), prometem acompanhar as investigações e preparar estudos para melhorar a legislação de trânsito. A comissão se reuniu em caráter extraordinário especialmente para receber o casal Yared.
O vereador Tito Zeglin (PDT) apontou o “jogo de informações com interesse de conturbar o assunto”. Assad  reforça o comentário do parlamentar, dizendo que  há um atestado assinado por uma médica do Hospital Evangélico comprovando o estado de embriaguez do deputado. O documento, segundo o advogado, está nos autos, “mas o deputado ainda não foi indiciado, quando o procedimento padrão da polícia seria o de voz de prisão, ainda que o deputado possua foro privilegiado.”
Perigo anunciado
Aciolli anunciou que há dois meses apresentou requerimento propondo a colocação de redutor de velocidade na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no Mossunguê, no ponto onde aconteceu o acidente na quinta-feira da semana passada. O parlamentar justificou que os moradores da região denunciaram o perigo do trânsito no local, porque muitos motoristas passam em alta velocidade. No documento, Aciolli relata o registro de outros acidentes no local provocados por excesso de velocidade, envolvendo atropelamentos e colisões.
Revolta e dor
Cristiane, num desabafo comovente, disse que luta pela verdade: “A verdade está acima da Justiça. Chega de sangue nas nossas ruas. Queremos a vida dos nossos filhos, pois a família é um plano de Deus para a humanidade. Temos que limpar esse País e isso pode começar em Curitiba, a cidade que amo, que é tida como exemplo para o mundo.” O depoimento do advogado e do casal, segundo o vereador Algaci Túlio (PMDB), será transformado em relatório e enviado às autoridades competentes. A comissão vai, também, acompanhar as investigações e apresentar sugestões para melhorar a lei de trânsito. Uma das propostas é que o Detran (Departamento de Trânsito) tenha o controle dos motoristas infratores. Ao completar 20 pontos na carteira de habilitação, o agente do órgão público deve ir até a casa do infrator e recolher o documento e notificá-lo para o curso de reciclagem.
Mobilização
Os vereadores integrantes da comissão foram unânimes ao conclamar toda a sociedade a mover-se contra a imprudência e a impunidade, reforçando o apelo de Cristiane Yared.