Comissão inicia trabalhos com visita a secretário da Copa

por Assessoria Comunicação publicado 03/02/2012 15h15, última modificação 16/08/2021 10h02
A Comissão da Copa realizou, nesta sexta-feira (3), a sua primeira atividade oficial em 2012. Os vereadores estiveram com o secretário de Estado para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, no Palácio das Araucárias, onde atualizaram informações sobre o andamento das obras, investimentos no turismo local e aspectos organizacionais do evento internacional.
“A visita ao secretário Mario Celso, nosso colega de Câmara Municipal, é a primeira atividade oficial da comissão em 2012. Com esta reunião nós reafirmamos o nosso trabalho conjunto em prol do sucesso da Copa em Curitiba, dialogando e debatendo sobre o que é melhor para a cidade”, ressaltou o vereador Pedro Paulo, presidente da Comissão da Copa. O secretário destacou a boa parceria entre os níveis municipal, estadual e federal na preparação para o evento e adiantou alguns dos objetivos da pasta para este ano.
Mario Celso relatou avanços do governo do Paraná com relação à instalação do Terminal de Passageiros no Porto de Paranaguá e investimentos em aeroportos regionais. “Temos nos reunido com os secretários de Infraestrutura, Pepe Richa, e do Turismo, Faisal Saleh, para debater esses assuntos. Paranaguá seria uma conquista importante, pois cada embarcação traz milhares de turistas”, disse o secretário. “Outro ponto relevante são os aeroportos e aerodromos. O estado possui 40 instalações, das quais somente quatro são administradas pela Infraero. Muitas são responsabilidade dos municípios, para os quais serão destinados recursos”, confirmou o secretário. “Nós percebemos, durante a Copa da África, que boa parte da movimentação de pessoas acontece fora da rota comercial, em vôos fretados e utilizando aviões de menor porte”, explicou Mario Celso. Os vereadores anotaram a observação, já declarando o interesse de incluir no rol de visitas técnicas o aeroporto do Bacacheri.
O secretário da Copa comemorou a inclusão de Ponta Grossa na relação de cidades indutoras do turismo no Paraná, selecionadas pelo governo federal para receberem atenção especial durante o evento internacional em 2014. “Somente no ano passado o Parque de Vila Velha recebeu 40 mil turistas, uma marca que não pode ser ignorada”, declarou Mario Celso. Ele informou que o próximo desafio está relacionado com os centros oficiais de treinamento (COTs). “Atualmente, a relação da Fifa conta com 145 locais, dos quais 14 estão localizados no Paraná, distribuídos em nove cidades. Brevemente, a Fifa reduzirá estas indicações para somente 90 COTs e nós gostaríamos de manter o credenciamento de todos os locais disponibilizados aqui no estado”, afirmou Mario Celso.
Sobre as obras no estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense, que sediará os jogos do Mundial, o secretário foi otimista. “Ainda neste primeiro semestre receberemos as visitas do ministros dos Esportes, Aldo Rebelo, e de uma comissão técnica da Fifa. Eles têm todos os estádios sendo monitorados, em tempo real. Da nossa parte, não há preocupação, pois tudo está andando bem”, comentou. Os vereadores da comissão comprometeram-se em manter o governo do Paraná atualizado, recebendo igual tratamento do secretário. “Vamos compartilhar informação, pois eu recebo diretamente da Fifa os informes sobre as atividades. Também reforço o convite para que os vereadores participem das câmaras temáticas, a partir do dia 12 de março”, afirmou Mario Celso. Além de Pedro Paulo, participaram da reunião os vereadores Aladim Luciano (PV), Jorge Yamawaki (PSDB), Julião Sobota (PSC) e Serginho do Posto (PSDB), e Ivan Vinícius, chefe de gabinete da secretaria da Copa.