Comissão inicia ciclo de avaliação funcional anual dos servidores
A Comissão de Avaliação de Desempenho reuniu, nesta quinta-feira (27), as pessoas com cargos de chefia na Câmara Municipal para instruir o processo de avaliação funcional anual dos servidores do Legislativo. No encontro, as integrantes da Comissão (representantes da DARH - diretoria de Administração e Recursos Humanos, Projuris, diretoria geral e uma analista de Administração e Recursos Humanos) explicaram como deve ser aplicada a resolução 3/1992, que regulamenta o avanço funcional dos servidores do quadro próprio da instituição.
A resolução determina que, para um funcionário da Câmara Municipal ascender na carreira e perceber o reflexo de 5% no salário, ele precisa ser avaliado positivamente pelo chefe da sua área. O exame, segundo a resolução 3/1992, é realizado nos meses de setembro e outubro, conforme os critérios de assiduidade, produtividade, disciplina, responsabilidades e capacidade de iniciativa.
Antes da avaliação definitiva, estipula a regulamentação do avanço funcional, devem ser realizadas pelo menos duas reuniões de acompanhamento da qualidade do serviço. Durante a reunião, foi distribuído o formulário que deverá ser preenchido nessas reuniões de “pré-desempenho”, foram tiradas dúvidas sobre o procedimento e distribuída uma pesquisa interna para identificar a necessidade de cursos de capacitação.
Treinamento funcional
Nos dias 22 e 23 de maio, 25 servidores da Câmara tinham passado por treinamento promovido pela Comissão, para nivelar a aplicação da avaliação de desempenho funcional na instituição e discutir mudanças no processo de avaliação. Com duração de 12 horas, o treinamento abordou as etapas de planejamento, aplicação, análise dos resultados e “feedback” da avaliação de desempenho funcional.
Durante o curso ministrado pela instrutora Andréa de Fátima, da empresa Qualimaster, quem participou da atividade pode relatar as suas experiências pessoais com a aplicação do exame de desempenho, tanto na condição de avaliador, quando na de quem é avaliado, e discutir as melhores formas de cumprir essa exigência legal. Todo o material gerado nas dinâmicas de grupo foi recolhido pela Comissão de Avaliação de Desempenho da Câmara e será utilizado na revisão dos critérios de avaliação.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba