Comissão Especial do Transporte receberá ex-presidente da Urbs nesta sexta-feira
A comissão especial foi instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Com prazo total de 180 dias para concluir seu relatório sobre estudos pela implantação da tarifa zero e da nova licitação do transporte coletivo, a Comissão Especial do Transporte vai ouvir, nesta sexta-feira (29), mais um especialista no tema. Desta vez, a agenda técnica, marcada para as 9h na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), será com o professor Roberto Gregório da Silva Junior, ex-presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba).
Doutor em Administração pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Roberto Gregório Junior é professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná) há mais de 36 anos. Ele atuou como presidente da Urbs, empresa que gerencia o serviço público da capital paranaense, na gestão do ex-prefeito Gustavo Fruet, entre 2013 e 2016. Hoje, é vice-presidente de Mobilidade Urbana do Instituto Smart City Business America (SCBA).
Gregório Junior será mais um especialista da área a ser ouvido pelo colegiado especial da CMC, que no primeiro semestre recebeu o atual presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto. A Comissão Especial do Transporte também já reuniu informações para seu relatório, coletadas a partir de agendas técnicas com o engenheiro mecânico, Edilson Miranda, que estuda a implantação da tarifa zero; e com os empresários do transporte coletivo, Dante Franceschi Filho, da Auto Viação São José, e Angelo Gulin Neto, da Auto Viação Redentor.
O economista e professor aposentado da UFPR, Lafaiete Neves, também foi recebido pelo colegiado temporário da Câmara Municipal, que na ocasião defendeu a implantação da tarifa zero. E em relação a esta tema, a Comissão Especial do Transporte também fez visita técnica em Caucaia (CE) para conhecer a experiência da cidade litorânea com a tarifa zero, implantada há dois anos naquela cidade. O secretário municipal do Transporte do município cearense também foi ouvido pelo grupo de vereadores e tirou dúvidas sobre a eficácia do programa.
A reunião técnica de amanhã com o ex-presidente da Urbs, Roberto Gregório Junior, será às 9h, direto da Sala das Comissões da CMC. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo: YouTube, Facebook e Twitter.
O que é a Comissão Especial do Transporte?
A Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero foi instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tinha o prazo inicial de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. Com a prorrogação do prazo por mais 60 dias, o colegiado terá até dia 14 de novembro para votar o parecer.
O colegiado temporário é formado por oito parlamentares, sendo Herivelto Oliveira (Cidadania), presidente, e Serginho do Posto (União), vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode) e a vice-relatoria com Dalton Borba (PDT). Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União).
As agendas têm servido para que os vereadores conheçam o funcionamento do sistema de transporte público da cidade e os detalhes do atual contrato. Visitas técnicas às garagens das empresas de ônibus, debates com universidades e especialistas que estudam o sistema de Curitiba e viagens para conhecer os sistemas de transporte coletivo de outras cidades também estão no radar do colegiado.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba