Comissão e secretário discutem gás encanado

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2007 16h40, última modificação 15/06/2021 09h33
A instalação de equipamentos a gás nos edifícios foi a pauta da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (12), entre a Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba e o secretário de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur. O principal tema da discussão foi a regulamentação do Certificado de Vistoria e Segurança (CVS). O secretário adiantou que a Prefeitura criou câmara técnica para elaborar e apresentar ao prefeito Beto Richa propostas de encaminhamento. A previsão é que a regulamentação seja aprovada ainda neste mês.
Enquanto o documento não fica pronto, a Prefeitura está firmando parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA–PR) para facilitar e aumentar a fiscalização do cumprimento das normas de segurança vigentes. Jamur acredita que o CVS deve ser implantado paulatinamente, pois cada construção demanda de medida específica. O secretário lembra, ainda, da dificuldade que os condomínios têm em reformar os prédios, devido à inadimplência dos moradores e a impossibilidade da maioria manter fundo para as obras.
Responsabilidade
Os responsáveis por novos projetos e reformas deverão assumir termo de responsabilidade para que as instalações sejam adequadas à nova legislação. A Comissão pretende participar ativamente da elaboração do CVS. Por isso, a presidente Roseli Isidoro (PT) indicou o vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB) para acompanhar as reuniões da câmara técnica.
Participaram também da reunião desta segunda-feira os vereadores Dona Lourdes (PSDB) e Custódio da Silva (PAN), integrantes da Comissão, e o coordenador técnico da Secretaria de Urbanismo, Hermes Peyerl.