Comissão dos infláveis terá mais tempo de trabalho

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2008 17h10, última modificação 21/06/2021 10h33
A Comissão Especial da Câmara de Curitiba que estuda normas de segurança para o uso de brinquedos infláveis na cidade  terá mais 90 dias para trabalhar. A dilatação do prazo da CE foi pedida  pelo presidente, vereador Tico Kuzma (PSB), em documento aprovado pelo plenário da Casa, nesta semana. Ainda fazem parte da comissão  Elias Vidal (PP), José Roberto Sandoval (PTB), Julieta Reis (DEM) e André Passos (PT), relator.
De acordo com  Passos, o principal objetivo da comissão é promover o debate com profissionais e técnicos especializados, para propor medidas que estabeleçam parâmetros de segurança, “a fim de que não ocorram novas tragédias como a que deu origem a este trabalho.”
Etapas
Desde que foi iniciada, após acidente ocorrido durante confraternização da empresa Siemens, a CE venceu várias etapas, culminando na ida dos vereadores a São Paulo, para reunião na Associação Brasileira de Normas  Técnicas (ABNT). Depois deste encontro, a importância do trabalho da comissão curitibana tomou vulto nacional, considerando que o diretor-geral da ABNT, Ricardo Rodrigues Fragoso, e as responsáveis pelo processo de normatização, Márcia Cristina de Oliveira e Patrícia Roberta Barucco, decidiram formar uma comissão especial de estudos.
Reconhecendo o mérito da iniciativa local, a ABNT fará a primeira audiência de trabalhos na Câmara de Curitiba, em junho. Kuzma afirma que “a CE está sendo muito importante para beneficiar não só a nossa cidade, mas toda a sociedade brasileira,  trazendo mais segurança às crianças.”
Com o avanço nos estudos,  novas sugestões poderão ser agregadas  aos relatórios atuais. “Toda ajuda será bem vinda”, diz o presidente da CE. O parlamentar acha que o novo prazo será fundamental para a redação  final da proposta. A ABNT é o foro de normatização nacional. Neste ano, completa 68 anos de atividades discutindo e estabelecendo, por consenso, regras, diretrizes ou características para os temas estudados.