Comissão do Metrô recebe o secretário de planejamento
A Comissão Especial formada para acompanhar as obras do metrô em Curitiba recebe, nesta segunda-feira (10), às 14h30, com o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin. Segundo Tico Kuzma (PROS), presidente da comissão, a presença do secretário será importante para esclarecer o que foi feito até agora para a reabertura do edital da licitação, que se encontra suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde agosto de 2014.
O reinício do procedimento licitatório foi condicionado, pelos conselheiros do tribunal, à reformulação de partes do edital. Eles questionaram o laudo ambiental, a ausência de pesquisa origem-destino e maior detalhamento do objeto do contrato.
Outro tema que também será abordado nesta primeira reunião será o cronograma de ações da comissão, cujo objetivo é acompanhar os três estágios da obra: a legislação, a administração dos recursos e a licitação. O orçamento total do metrô foi avaliado em R$ 4,691 bilhões, sendo que o projeto estipula a construção de 21 estações ao longo dos 22,4 km da linha que percorre a distância entre os bairros Santa Cândida e Cidade Industrial de Curitiba.
Além da presidência de Kuzma, a comissão tem Serginho do Posto (PSDB) como vice-presidente e Bruno Pessuti (PSC) como relator. Os encontros serão quinzenais, sempre às 14h30, na Sala 1 das comissões (subsolo do Palácio Rio Branco). Também integram o colegiado os vereadores Carla Pimentel (PSC), Chico do Uberaba (PMN), Dona Lourdes (PSB), Helio Wirbiski (PPS), Jonny Stica (PT) e Valdemir Soares (PRB).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba