Comissão do Lixo vai a São Paulo conhecer aterro

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2011 17h20, última modificação 11/08/2021 11h31
A Comissão Especial do Lixo vai a Paulínia (SP), nesta quinta-feira (15), visitar um aterro sanitário considerado modelo no país. Os integrantes querem conhecer o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) daquele município, pertencente à Estre Ambiental. Os parlamentares vão sair de Curitiba pela manhã e retornar no mesmo dia no final da tarde.
A ideia é obter informações sobre o funcionamento de outros aterros pelo país, para contribuir com a licitação para a implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar) para Curitiba e região metropolitana.
Fazem parte da comissão os vereadores Roberto Hinça (PDT), presidente, Juliano Borghetti (PP), Pedro Paulo (PT), Tico Kuzma (PSB), Noemia Rocha (PMDB), os democratas Denilson Pires e Julieta Reis e os tucanos Nely Almeida e Felipe Braga Côrtes.
Estre
A Estre possui um aterro de 260 hectares em Fazenda Rio Grande que recebe 500 toneladas de lixo por dia do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, constituído por Curitiba e cidades da região metropolitana. O CGR de Paulínia faz a triagem de resíduos sólidos, de resíduos da construção civil, tem um aterro sanitário, faz a utilização de biogás, entre outras atividades.