Comissão do Lixo ouve consórcio sobre licitação

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2010 19h10, última modificação 29/06/2021 06h30
A Comissão do Lixo da Câmara reúne-se nesta terça-feira (2), às 11h, com a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Marilza Dias. Ela virá explicar aos vereadores como foi o processo licitatório que escolheu a empresa que vai gerir a futura usina de tratamento de lixo de Curitiba e região metropolitana. Os vereadores também obterão detalhes dos próximos passos para a implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar).
No dia 23, foi anunciado o Consórcio Recipar como a empresa vencedora da licitação. O novo sistema substituirá o Aterro da Caximba, que deverá ser desativado por conta do esgotamento de sua capacidade. Participam da Comissão do Lixo os vereadores Roberto Hinça (PDT), presidente, Juliano Borghetti (relator – PP), Pedro Paulo (PT), João do Suco (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Renata Bueno (PPS), Mara Lima (PSDB) e Denilson Pires (DEM).
Água
Na quinta-feira (4), às 14h, é a vez do debate sobre os rios que passam por Curitiba. A Comissão da Água da Câmara receberá os prefeitos de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha; Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo; Campo Largo, Edson Darlei Basso; Pinhais, Luiz Goulart Alves; o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, e o prefeito de Colombo, José Antônio Camargo, que também confirmou presença. Em pauta, está o interesse da Câmara em integrar os trabalhos com as prefeituras da região metropolitana, por onde muitos rios que cortam Curitiba passam ou nascem. Os convidados devem prestar informações sobre a situação da poluição dos rios e mananciais existentes nestes municípios.
A reunião acontece na sala das Comissões da Câmara. Participam os vereadores integrantes da Comissão, Francisco Garcez (PSDB), presidente; Caíque Ferrante (PRP), relator; Jonny Stica (PT), Algaci Tulio (PMDB), Julieta Reis (DEM), Zé Maria (PPS), Juliano Borghetti (PP), Tico Kuzma (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).