Comissão do Lixo discute novas ações

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2010 17h35, última modificação 29/06/2021 09h06
A Comissão Especial do Lixo reúne-se nesta terça-feira (20), na Sala das Comissões da Câmara, para discutir os novos passos de acompanhamento do processo de desativação do Aterro da Caximba e implantação da nova planta de destino e reciclagem do lixo. A reunião será às 13h30, com os vereadores integrantes do grupo, Roberto Hinça (PDT), presidente, Juliano Borghetti (PP), relator, João do Suco (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Renata Bueno (PPS), Denilson Pires (DEM), Pedro Paulo (PT) e Mara Lima (PSDB).
A comissão fará uma avaliação das últimas decisões judiciais a respeito do assunto, que resultaram no cancelamento da escolha do Consórcio Recipar pelo sistema de licitação. “Vamos discutir toda esta realidade do processo que se encontra emperrado e ver de que forma poderemos ajudar. Estamos preocupados com o prazo estabelecido pela Justiça para o encerramento das atividades do Aterro da Caximba, que é novembro deste ano”, ressaltou.
A comissão pretende também discutir sobre o recente pronunciamento da prefeitura sobre o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos escolher uma outra área provisória para o aterro, até que a licitação para o definitivo seja concluída.
Debate
A comissão tem realizado um papel de mediadora dos impasses que envolvem a nova destinação do lixo de Curitiba e região metropolitana. As duas últimas reuniões trouxeram a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, Marilza Dias, e o então presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko.