Comissão do Eixo tem nova reunião

por Assessoria Comunicação publicado 19/07/2004 00h00, última modificação 05/05/2021 09h49

A Comissão Especial criada na Câmara Municipal de Curitiba para discutir a implantação do Eixo Metropolitano reuniu-se nesta segunda-feira (19) pela segunda vez depois de sua instalação, para ouvir o presidente do Ippuc, Luiz Hayakawa; o secretário municipal de Obras Púbicas, Nelson Leal Júnior, e o procurador do município, Sílvio Brambilla.
O presidente do Ippuc, Luiz Hayakawa, fez aos vereadores uma explanação completa do projeto do Eixo Metropolitano, desde as análises iniciais, visando transformar a antiga BR-116 num eixo de Integração, as especificações e pareceres dos órgãos competentes e a liberação para o início dos trâmites legais do projeto. A questão ambiental e seus impactos foram os temas mais debatido nesta reunião, já que os vereadores fizeram inúmeras perguntas sobre a questão, como as mudanças que tiveram de ser feitas no cronograma original, a análise realizada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o impacto que terão os municípios da Região Metropolitana.
Também foi apresentado um estudo completo sobre o custo da obra em suas várias etapas, desde a licitação que ainda está em andamento, as empresas que participam do processo e as propostas apresentadas, com a ressalva de que todas as fases do processo são encaminhadas ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para aprovação. Desde a abertura do processo de licitação, foram 69 empresas inscritas, das quais quatro ainda estão no processo. Apesar dos vários quesitos em análise pelo BID, a expectativa é de que até agosto a obra poderá ser iniciada.
Os detalhes da licitação foram dados por Cléver Ubiratan de Almeida, membro da Comissão de Licitação. Hayakawa, ao final da exposição, fez um relato dos serviços realizados pelo Ippuc e o que é terceirizado e disse que, apesar do impacto ambiental ser apenas para Curitiba, os benefícios que a obra trará serão para a Região Metropolitana como um todo. Destacou, ainda, o processo de desapropriação da área ao longo de todo o Eixo, que já está em pleno andamento, restando pouco para ser finalizado.
A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, vereador Elias Vidal, com a presença do relator, vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, e ainda dos demais membros da Comissão, vereadores Ângelo Batista, André Passos, Jorge Bernardi, José Roberto Sandoval, Luiz Felipe Braga Côrtes, Pastor Valdemir e Luis Ernesto. Uma próxima reunião da Comissão está inicialmente marcada para o dia 2 de agosto, às 14 horas.