Comissão discute segurança privada

por Assessoria Comunicação publicado 26/02/2008 16h00, última modificação 21/06/2021 06h39
No retorno das reuniões, os integrantes da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba discutiram, nesta terça-feira (26), o projeto que disciplina a contratação de segurança privada nas casas noturnas e similares. O documento é resultado de audiências públicas realizadas no ano passado, em conjunto com a Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania. Além disso, foram liberadas duas propostas para a pauta de votação em plenário e outra que segue o trâmite pelas comissões permanentes da Casa.
Segundo a presidente da Comissão de Urbanismo, vereadora Roseli Isidoro (PT), se o documento em discussão for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, as casas noturnas e similares que usam serviços de segurança privada serão obrigadas a contratar empresas devidamente registradas na Polícia Federal, conforme legislação vigente. “Nestas casas noturnas estão incluídos bares, danceterias, casas de espetáculos, boates e congêneres.”
Projetos
Com substitutivo geral da Comissão de Urbanismo, os vereadores acataram a proposta para ser incluída na pauta do plenário, a instituição de atendimento reservado para clientes das agências bancárias e postos de atendimento. O vereador Paulo Frote (PSDB), autor da iniciativa, participou da reunião para explicar a importância de individualizar o atendimento. “A idéia é que a colocação de biombos, por exemplo, para isolar o cliente, evitará assaltos às pessoas que saem dos bancos”, diz o parlamentar, lembrando os casos de clientes assaltados na saída da agência bancária.
Também liberado para apreciação em plenário, o projeto do vereador Jair Cézar (PSDB) que complementa a definição de logradouro público. A medida, que altera lei municipal, inclui parques, praças, largos, jardinetes, passeios, avenidas, ruas, travessas, alamedas, passarelas, viadutos, trincheiras, pontes ou outros espaços destinados ao lazer ou circulação de pessoas ou veículos.
Transporte
Projeto do vereador Sérgio Ribeiro (PV) prevê a implantação da linha de ônibus solidariedade para facilitar o transporte de voluntários para doação de sangue nos hospitais e postos de atendimento. A matéria segue para apreciação da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.
Da reunião desta terça-feira (26), participaram, além de Roseli Isidoro, os vereadores, Felipe Braga Côrtes (PSDB), Serginho do Posto (PSDB), Jorge Bernardi (PDT) e Custódio da Silva (PR).