Comissão discute maus-tratos de cães

por Assessoria Comunicação publicado 22/08/2007 17h50, última modificação 17/06/2021 08h21
Os maus-tratos aos cães locados para segurança dos patrimônios foi motivo de discussão na reunião desta quarta-feira (22), na Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Câmara de Curitiba. Participaram representantes de entidades de proteção aos animais, Ministério Público e secretarias municipais de Urbanismo e do Governo. O vereador Angelo Batista (PP), presidente da comissão, após o aprofundamento dos debates pretende elaborar projeto de lei proibindo a atividade de locação de cães para guarda e qualquer tipo de prestação de serviço relacionado ao assunto. A discussão segue na próxima sessão, marcada para o dia 29 deste mês.
A idéia de Angelo Batista é analisar as propostas das entidades, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da vereadora Julieta Reis (PSB), para tirar documento único a ser levado à discussão em plenário. O processo, entretanto, deverá ter parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara. “Na próxima reunião, queremos avançar nas discussões. Por isso, os representantes das entidades e integrantes da comissão devem trazer sugestões”, adiantou o parlamentar.
Reivindicação
Outro assunto discutido na reunião desta quarta-feira foi levado por Erni Stein, diretor da Associação Comunitária Vila Real. O líder comunitário reivindica a construção de um centro de hidroterapia e ciclovias.
Da sessão participaram, além de Angelo Batista, os vereadores Beto Moraes (PR), Tito Zeglin (PDT) e Aladim Luciano (PV); José Luiz de Mello Filipotto, diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo; Francisco Carlos Nogueira, diretor técnico legislativo da Secretaria de Governo; Regina Utimi, coordenadora de Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde; Maria Clara Dias Pereira, assessora jurídica do Ministério Público; Sérgio Luiz Cordoni, promotor de Justiça do Ministério Público; Laelia Negrão Tonhozi, vice-presiente da Associação do Amigo Animal; Rosana Gripper, presidente do Movimento SOS Bicho de Proteção Animal, e Tosca Zamboni, vice-presidente do SOS Bicho.