Comissão discute identificação por impressão digital em bancos

por Assessoria Comunicação publicado 14/09/2010 17h20, última modificação 30/06/2021 15h53
A Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara reúne-se nesta quarta-feira (15), após a sessão plenária, para discutir sobre diversos projetos,  dois deles voltados para a segurança nos bancos. Um pretende fazer com que sejam instalados leitores de impressão digital na entrada das agências. Outro dispõe sobre a instalação de câmeras de vídeo para monitoramento externo dos bancos.
Ambos pretendem coibir os assaltos após a saída dos clientes dos bancos. No caso da leitura da impressão digital, a sugestão é que o aparelho seja instalado junto à porta giratória, na entrada das agências. A liberação só seria possível após a identificação da pessoa. Já o monitoramento por câmeras deverá acontecer nas saídas, estacionamentos, passagens e acessos às agências, durante o período de atendimento.
Outro projeto que também será apreciado pela comissão é o que cria o Conselho Municipal de Combate à Pirataria (CMCP). Dentre suas atribuições, deverá estudar e propor medidas destinadas ao combate a crime e propor mecanismos para recebimento de denúncias.
Braile
Um projeto que dispõe sobre a instalação de painel informativo em braile nos pontos de ônibus e estações tubo também será analisado. A medida facilitaria o acesso dos portadores de deficiência visual. A proposta seria prestar informações como quais ônibus passam pelo ponto, tempo médio do trajeto completo e itinerário.
Água Mineral
O projeto que pretende obrigar o recolhimento dos garrafões de 10 e 20 litros retornáveis de água mineral após o vencimento também será discutido. Indústrias envazadoras ficam responsabilizadas por recolher os garrafões após seu prazo de vida útil vencido e providenciar o descarte adequado.