Comissão discute as creches comunitárias

por Assessoria Comunicação publicado 10/04/2006 17h30, última modificação 08/06/2021 10h51

Em defesa das creches comunitárias e conveniadas, os vereadores Jair Cézar (PTB), Paulo Frote (PSDB) e Celso Torquato (PSDB) formaram comissão de apoio para permitir maior acesso aos serviços públicos. Com este objetivo, o grupo, que já se reúne a cada 15 dias, convidou técnicos da Secretaria Municipal de Educação para discussão com diversas entidades, dos problemas enfrentados pelo setor, em especial o projeto em tramitação no Senado que prevê a criação do Fundo Nacional de Educação Básica – Fundeb.
A reunião aconteceu no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (10) e contou com a participação do superintendente executivo Jorge Eduardo Wekerlin e do assessor João Batista dos Reis da Secretaria Municipal de Educação. Além do deputado federal Gustavo Fruet e diversos assessores parlamentares.
Conscientização
Para o deputado federal Gustavo Fruet, “é fundamental o trabalho das creches comunitárias. E, o motivo de estarmos aqui é sinalizar nosso respeito e o reconhecimento pelas entidades sociais. Precisamos conhecer a realidade dessas instituições, e se não houver mobilização, nada acontece”, afirmou Fruet, comprometendo-se a levar as sugestões ao Senado. Concordando com Fruet, os vereadores salientaram que não podem fazer milagres, mas com a união de todos é possível realizar bom trabalho. Pelas propostas da Associação os governos federal, estadual e municipal devem garantir cooperação técnica e financeira às entidades filantrópicas que atendam alunos da educação infantil,  contemplando-se, inclusive com rubricas na elaboração do orçamento. Os representantes das entidades lembraram que já existem municípios que assumiram sozinhos a educação infantil e que Curitiba tem recursos e condições para fazer o mesmo. Destacaram, ainda, como já existe em diversos municípios, a importância da criação do Fundo Municipal do Ensino Infantil e do Conselho Municipal de Educação. Para a próxima reunião da comissão, que deverá acontecer no próximo dia 19, será convidado o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani.