Comissão debate sobre estacionamentos com secretário

por Assessoria Comunicação publicado 28/07/2009 13h10, última modificação 24/06/2021 11h18
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba se reuniu com o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, e com o superintendente da pasta, Júlio Mazza de Souza, para conversar sobre as leis e regulamentações relativas aos estacionamentos da cidade. Na Casa tramitam vários projetos de lei. O uso dos estacionamentos privados, o direito dos proprietários de estabelecimentos comercias e instituições de ensino, implicações com os direitos dos consumidores e o uso do solo foram alguns dos tópicos abordados no encontro, no final da tarde desta segunda-feira (27).
Jamur reconheceu a importância da iniciativa da Comissão, afirmando que o diálogo entre o Legislativo e a prefeitura deve sempre ser incentivado, visando a busca de soluções. Informou, ainda, que há ampla discussão entre vários técnicos do Executivo para que a legislação se adapte às demandas relativas aos novos costumes quanto ao uso do automóvel, levando em conta questões como o planejamento urbano, mercado, uso do solo e realidade socioeconômica. “A prefeitura vai privilegiar o uso coletivo e o interesse público, mas procurando criar mecanismos para incentivar a criação de vagas por parte da iniciativa privada”, destacou o secretário.
Interesse
“Este é um assunto de interesse de população, pois tem implicações diretas com a liberdade econômica. Em vários locais o estacionamento de veículos é cobrado, os proprietários das vagas também têm seus direitos e uma regulamentação bem elaborada pode gerar benefícios a todos”, declarou o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB).
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) ressaltou que a Comissão de Urbanismo da Câmara, ao trazer discussões como esta junto aos gestores da cidade, “visa promover o aprofundamento das análises sobre assuntos complexos, sempre tendo como principal objetivo o interesse público.”
“Temos muitos projetos de lei tramitando na Câmara Municipal que tratam da questão da oferta de vagas de estacionamento, alguns relativos à obrigatoriedade da oferta por parte de determinados estabelecimentos comerciais”, conta o presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Tico Kuzma (PSB). “Por isso, torna-se imprescindível o diálogo com os gestores e todo o corpo técnico da prefeitura, para que as melhores medidas sejam tomadas, beneficiando toda a sociedade”, concluiu.