Comissão debate reabertura de cinemas de rua

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2011 17h45, última modificação 09/08/2021 14h04
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas debateu, na tarde desta quarta-feira (4), a viabilização da reabertura dos cines Luz e Ritz em Curitiba. O diretor de planejamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), José Roberto Lança, falou aos vereadores sobre o projeto que pretende abrir novamente as salas, agora na rua Riachuelo. Os vereadores sugeriram que o dinheiro da venda do imóvel onde ficava o Cine Luz, na rua XV de Novembro, seja destinado ao novo empreendimento.
“A comissão quer estreitar a relação com a FCC, que tem projetos para criar novos espaços de cultura. Esperamos que o recurso da venda do imóvel seja amarrado com a construção do novo projeto”, disse o vereador Jonny Stica (PT), presidente da comissão.
Lança informou que os projetos executivos do novo espaço estão sendo finalizados e, posteriormente a isto, será feito o orçamento da obra. Segundo ele, a intenção da Fundação é utilizar o valor da venda do imóvel do antigo Cine Luz para dar em contrapartida em um possível investimento do governo federal que a prefeitura vai tentar capitalizar no PAC das cidades históricas.
Projeto
A Fundação Cultural pretende reabrir as portas dos cines Luz e Ritz no prédio do antigo quartel, na rua Riachuelo, número 410, que já pertence a ela. Segundo o diretor de planejamento, além das duas salas de cinema, haverá ainda uma sala para cineastas e estudantes. “Será um espaço preparado para a produção de cinema em Curitiba”, disse. Outro ambiente será no terraço da edificação, para exibições a céu aberto. Também deverá haver um café temático no piso térreo. “Em Curitiba existem produções de filmes muito bons, que o cinema comercial geralmente não mostra”, salientou Lança, que afirmou que o objetivo será valorizar o cinema de arte.
Histórico
O Cine Luz foi uma das salas com exibição de cinema de arte mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba. Suas atividades encerraram no final de 2009, na rua XV de Novembro, em frente à praça Santos Andrade. Ele teve que ser fechado, obedecendo orientação do Ministério Público e do Corpo de Bombeiros, que já vinham pedindo a adequação do local às atuais normas de acessibilidade e segurança. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um estudo de adequação, mas foi concluído pela inviabilidade do uso do local para atividades públicas, considerando as especificações técnicas exigidas pelos órgãos governamentais.
O Cine Ritz fechou as portas em 2005. O espaço era cedido em comodato pelas lojas C&A desde os anos de 1980. No entanto, a empresa vendeu o imóvel. O novo proprietário exigiu um aluguel muito alto e a Fundação resolveu fechar as portas. Atualmente, o único cinema de rua em funcionamento é a Cinemateca.