Comissão debate locação de cães

por Assessoria Comunicação publicado 25/04/2007 20h05, última modificação 16/06/2021 08h19
A Câmara de Curitiba vai promover, dia 9 de maio, reunião para discutir projeto de lei que disciplina a exploração da atividade de locação de cães para fins de segurança e proteção de pessoas ou patrimônios, de autoria do vereador Manassés Oliveira (sem partido). O assunto foi tratado em reunião da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Casa, nesta quarta-feira (25), quando foi marcado o novo debate. A comissão é presidida pelo vereador Angelo Batista (PP).
A regulamentação da atividade de locação de cães de guarda, maus- tratos que os animais comercializados sofrem, clandestinidade das empresas de locação de cães, falta de fiscalização e de técnicos qualificados para fiscalizar as empresas e os locais de trabalho dos animais foram alguns dos temas debatidos pelos especialistas presentes nesta quarta. “Pedi adiamento na votação em segundo turno do projeto, que deveria ter ocorrido no início deste mês, para intensificar a discussão sobre o assunto. O encontro de hoje foi muito importante, pois pude ouvir a opinião de cada um e, juntos, poderemos ampliar a proposta”, afirmou Manassés.
Participantes
Além de Angelo e Manassés, participaram os vereadores Aladim Luciano (PV), Elias Vidal (PDT), Roberto Hinça (PDT), Paulo Frote (PSDB), Tito Zeglin (PDT) e Valdenir Dias (PSB). Também Tosca Zamboni, presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Animal (Comupa); Moacir Gerolomi, diretor de saúde ambiental da mesma entidade; Marcos Elias Traad da Silva, diretor do Zoológico; Ana Letícia de Sampaio Oliveira e Andreza Pierin, assessoras jurídicas do Ministério Público; Leonardo Zagonel, assessor jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PR); Rosana Vicente Gnipper, presidente da Ong SOS Bichos; Danielle Rodrigues, advogada da Ong; Regina Utime, coordenadora do Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde; Flávio Porto, diretor da Protecães Locação de Cães, e Elaine Barros, gerente comercial da empresa.