Comissão de Urbanismo aprova projeto

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2011 16h35, última modificação 10/08/2021 08h59
A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas analisou e deu parecer favorável ao projeto de lei para a venda do prédio do Cine Luz, que fica na Praça Santos Andrade. A proposta é do prefeito Luciano Ducci, que justifica que a edificação não atendia às atuais normas de acessibilidade e segurança. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um estudo de adequação, mas foi concluído pela inviabilidade do uso do local para atividades públicas, considerando as especificações técnicas exigidas pelo Ministério Público e o Corpo de Bombeiros.
O Cine Luz foi uma das salas mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Suas atividades encerraram no final de 2009, na Rua XV de Novembro, em frente à Praça Santos Andrade.  
Fazem parte da Comissão de Urbanismo os vereadores Jonny Stica (PT), presidente, Julieta Reis (DEM), Jairo Marcelino (PDT) e os tucanos Beto Moraes e Felipe Braga Côrtes.
Reabertura
Já existe um projeto para a reabertura deste cinema sendo estudado pelo Ippuc. Em maio, a Comissão de Urbanismo recebeu a FCC para falar sobre o projeto. O diretor de planejamento, José Roberto Lança, disse que a ideia é reabrir não só a sala do Luz, mas também do Ritz, que fechou em 2005. O novo local seria na Rua Riachuelo, aproveitando parte da edificação do antigo quartel, em continuidade ao plano de revitalização da via.
A receita proveniente da venda do imóvel da Santos Andrade será incorporada ao Fundo Municipal de Ampliação e Conservação do Patrimônio Público (Fapp). A Fundação Cultural tem a intenção de aplicar este valor na reabertura dos dois cinemas.
Fiscalização
Durante a reunião, a comissão recebeu a visita do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrabar), Fabio Aguayo. Os vereadores devem analisar seu pedido para discutir a atuação da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) na capital.
Prestação de contas
A comissão também vai analisar a prestação de contas dos gastos e investimentos realizados em 2010 pelo Ippuc. O documento foi recebido pelos parlamentares nesta semana.