Comissão de Segurança vai visitar bancos

por Assessoria Comunicação publicado 17/08/2011 17h10, última modificação 11/08/2021 10h18
Em reunião da Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, na tarde desta quarta-feira (17), os vereadores decidiram realizar visitas aos bancos para verificar o cumprimento da lei dos biombos. “Tivemos em Colombo um cidadão que foi assassinado quando saiu de um banco com o dinheiro sacado”, relatou o vereador Algaci Tulio (PMDB), presidente da comissão.
Na próxima semana, os parlamentares devem ir a agências bancárias para verificar se os biombos estão devidamente instalados entre os caixas de atendimento e a fila de espera.
O autor da lei, vereador Paulo Frote (PSDB), informou que há um procedimento administrativo do Ministério Público instaurado que está solicitando informações dos bancos sobre o cumprimento da lei. “Estive no Ministério Público e soube que o promotor está requisitando do Bradesco e do Itaú a confirmação se instalaram os biombos ou não”.
Segundo ele, a Câmara está programando várias providências. “Com base nesta consulta, conversei com Algaci para fazermos algumas ações. Em primeiro lugar, esta visita nas agências e depois vamos conversar com o promotor público para ver o que ele pode fazer em relação a isto”, complementou Frote.
Outra iniciativa da comissão será pedir para que sindicatos, como o dos bancários e dos vigilantes façam uma ação para mobilizar os clientes dos bancos para exigirem a colocação dos biombos. “Queremos que cada cliente peça mais segurança na agência. Esta seria uma forma efetiva de pressionar as instituições bancárias”, complementou o autor da lei.
Projetos
A Comissão de Segurança analisou também três projetos em trâmite na Casa. Um deles, de autoria da vereadora Renata Bueno (PPS), dispõe sobre a destinação de vaga de estacionamento para usuários de farmácias no município. Atualmente, muitas farmácias já possuem este estacionamento, mas não está regulamentado. O projeto quer assegurar no mínimo uma vaga para utilização exclusiva dos usuários, desde que localizada dentro do limite de 150 metros do estabelecimento. Cada veículo poderá permanecer por 15 minutos. O projeto recebeu parecer favorável e será agora debatido na Comissão de Urbanismo.
Também foi analisado projeto do vereador Pedro Paulo (PT) que propõe que o Executivo disponibilize de forma integrada, em site oficial, informações referentes à execução financeiro-orçamentária e à estrutura da administração pública direta e indireta.
Outra proposta de Pedro Paulo que foi analisada e acatada pela comissão é sobre o valor da tarifa do sistema de transporte coletivo. O parlamentar quer que seja divulgada a composição de custos da tarifa na página da internet da prefeitura. A composição compreenderia os gastos com combustíveis, despesas de pessoal, constituições do PIS e Cofins, entre outros custos relacionados ao sistema.