Comissão de Saúde visita Samu e central de leitos de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2016 15h55, última modificação 07/10/2021 09h23

A Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte visitou, na manhã desta quinta-feira (23), a central de leitos em Curitiba e a central de atendimento do Samu. De acordo com a vereadora Noemia Rocha (PMDB), presidente do colegiado, o objetivo era saber quais as principais demandas do serviço. “Além da falta de leitos, também soubemos que as ambulâncias utilizadas estão com problemas. Muitas delas estão com o motor fundindo e chegam a não ligar na frente da casa do paciente”, lamentou.

Os vereadores foram recepcionados pela diretora adjunta do Departamento de Urgências e Emergências (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Giovana Fratin, pela coordenadora administrativa do DUE, Ahudrey Wolff, e pela chefe de gabinete da SMS, Carmen Regina Ribeiro.

Durante a visita, também acompanhada pelo vereador Jorge Bernardi (Rede), foram explicados os procedimentos e funcionamento do Samu e da central de leitos. “Sabemos que nesta época do ano, no inverno, aumenta a demanda por serviços de saúde e internamentos”, disse Bernardi.

Entre os pontos destacados por funcionários do Samu, como forma de melhorar o atendimento prestado, está o aumento do número de leitos e a existência de um hospital geral, que contemple todas as especialidades e que seja capaz de atender não somente a capital, mas também a demanda da região metropolitana. “Nossa intenção é colaborar com o trabalho dessas equipes. Estou aguardando uma agenda com o prefeito Gustavo Fruet para discutir a saúde no município”, acrescentou Noemia Rocha.

Serviços
O Samu é um serviço de atendimento, ainda fora do ambiente hospitalar, que desloca o paciente para o serviço de saúde mais próximo e adequado à sua necessidade. Os médicos que prestam esse serviço são contratados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), que é a responsável ainda pela contratação dos médicos das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A Feaes faz parte da administração indireta do Município.

Já a Central Metropolitana de Leitos Hospitalares, que é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde, trabalha para identificar e reservar leitos disponíveis para o internamento de pacientes, em situação de risco, diagnosticado em estabelecimento de saúde vinculado ao SUS. Essa Central atende solicitações de leitos provenientes da região metropolitana de Curitiba, na primeira regional de saúde do Estado do Paraná (Paranaguá) e sexta regional de saúde (União da Vitória). Atende, com intermediação da Central Estadual de Regulação, demandas originárias de outras localidades.