Comissão de Saúde pode fiscalizar atuação da Ouvidoria do SUS
Com reunião nesta terça-feira (14), a Comissão de Saúde discutirá a realização de diligência para fiscalizar a atuação da Ouvidoria do SUS em Curitiba. O órgão funciona na rua Francisco Torres, no Centro, e é o canal formal de comunicação entre a população e a Secretaria Municipal de Saúde. “A ouvidoria [do SUS] é uma demanda apresentada por mim, há vários anos, em uma conferência distrital de saúde”, adianta Oscalino do Povo (PTN), membro do colegiado e autor do pedido pela diligência.
“Precisamos saber se a Ouvidoria gerou respostas positivas à população”, completa o vereador. O órgão é responsável por uma linha telefônica exclusiva para receber solicitações, sugestões, críticas, denúncias, reclamações e elogios – o número 0800-644-0041, gratuito, que funciona das 7h às 19h nos dias úteis. Segundo a página do órgão na internet, uma alternativa nos demais horários é recorrer ao telefone 156 da Prefeitura de Curitiba.
“Também vamos distribuir material enviado para a Comissão de Saúde pelo Hospital Pequeno Princípe e rever o horário das reuniões [ordinárias], pois está havendo conflito com outros colegiados”, avisa Maria Leticia Fagundes (PV), presidente da comissão. Não há projetos na pauta. A reunião, que é aberta à população, será realizada às 14h30 no subsolo do Palácio Rio Branco. Osias Moraes (PRB), Mestre Pop (PSC) e Noemia Rocha (PMDB) também são membros da comissão.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba