Comissão de Saúde define cronograma de reuniões

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2008 17h05, última modificação 21/06/2021 06h55
Na primeira reunião deste ano, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Câmara de Curitiba liberou, nesta quarta-feira (5), projeto do vereador João do Suco (PSDB) para inclusão na pauta de votação do plenário. O presidente da comissão, vereador Angelo Batista (PP), e seus integrantes definiram também que os encontros serão quinzenais, às quartas-feiras, sempre às 15h.
O documento apreciado nesta quarta prevê a ampliação da lei que dispõe sobre a colocação de recipientes especiais de lixo nos terminais de ônibus e em locais públicos para recolhimento de pilhas e baterias. Com a medida, João do Suco pretende “melhorar a eficiência da coleta de lixo tóxico, facilitando a entrega por parte da comunidade, principalmente dos moradores em regiões mas afastadas dos terminais, onde já existem recipientes especiais”. O parlamentar destaca, ainda, que esse tipo de material mantido em casa ou depositados com lixo comum pode causar graves problemas de saúde para a população e riscos de poluição e contaminação do meio ambiente.
Sugestões
A proposta é que as lixeiras especiais sejam colocadas em igrejas, templos, associações comunitárias, centros comerciais e esportivos e parques. “O material recolhido, que contenha em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, devem ser repassados aos fabricantes ou importadores para que adotem, diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento, disposição final ambientalmente adequada dentro da resolução do Conama”, avalia. Na reunião, também tiveram parecer favorável três outros projetos.
Além de Angelo Batista, participaram os vereadores Dona Lourdes (PSB), Paulo Frote (PSDB) e Sérgio Ribeiro (PV).