Comissão de Saúde debate descentralização de ações
A descentralização das ações da prefeitura de Curitiba foi um dos temas debatidos pelos integrantes da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte na reunião desta segunda feira (1º). A reunião foi dirigida pelo vereador Mestre Pop (PSC), que relatou a necessidade levar as ações do poder público (creches, escolas, unidades de saúde e outros serviços públicos) para os bairros mais periféricos da cidade.
“Aumentou significativamente a demanda por vagas em creches em localidades como Cachimba e Itaqui e, como consequência, aumentaram também os problemas. É o caso de córregos, por exemplo, que ameaçam a estrutura dos prédios, como a Escola Municipal Helena Kolody, em Campo de Santana”.
Chicarelli (PSDC) observou que, entre as prerrogativas dos vereadores, consta a de trazer a público os temas problemáticos, independente de respostas a pedidos de informação à prefeitura. “Uma forma eficaz de termos a real dimensão de tais questões é solicitar a presença do servidor da prefeitura responsável pela implantação do Sistema Municipal de Saúde”, sugeriu o parlamentar. Colpani (PSB) e Paulo Rink (PPS) também participaram desse debate.
A comissão de Saúde quer discutir o assunto com Antônio Carlos da Rocha, diretor de Proteção Social Especial da Fundação de Ação Social (FAS), e Paulo Poli, diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. A data sugerida é 17 de abril, à tarde, e será confirmada nos próximos dias.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba